Geração solar no mercado livre atinge nível recorde

Share

Em março de 2024, o mercado livre absorveu nível recorde de geração solar, de acordo com a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel). A geração solar por meio de usinas centralizadas – o que exclui a geração distribuída, localizada principalmente nos telhados dos imóveis – atingiu 3.016 MW médios em março, dos quais 2.287 MW médios foram destinados ao mercado livre de energia, o equivalente a 76% da produção solar centralizada naquele mês.

Um ano antes, em março de 2023, a geração solar centralizada atingiu 1.945 MW médios, dos quais 45%, foram destinados ao mercado livre de energia. Os dados fazem parte do Boletim da Energia Livre da Abraceel.

O mercado livre está sendo impactado pela ampliação dos consumidores aptos a migrar. Entre janeiro e abril de 2024 mais de sete mil novos consumidores optaram pelo ambiente de contratação livre, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. De acordo com a Aneel, cerca de 21 mil consumidores já informaram às distribuidoras sobre o desejo de migrar para o ambiente ao longo do ano de 2024, além dos 679 pedidos para 2025. O crescimento da solar centralizada está fortemente ligado à expansão e à abertura do ambiente de contratação livre de energia.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.