Auren adquire comercializadora Esfera Energia

Auren Energia investe R$ 255 milhões e inaugura o primeiro parque híbrido fotovoltaico

Share

A Auren Energia anunciou a aquisição da Esfera, empresa de gestão de energia que atua no mercado livre e na geração distribuída, que passa a fazer parte do ecossistema de investidas da Auren. Com a transação, a Auren avança na consolidação de sua plataforma comercial e potencializa a sua atuação junto a clientes de médio e grande portes, reforçando também seu crescimento no segmento varejista.

Criada em 2015, a Esfera possui 80 colaboradores, atende 570 grupos empresariais e gerencia cerca de 1.600 contratos no Mercado Livre de Energia, além de ter 142 unidades geradoras em sua carteira, tendo faturado R$ 324 milhões em 2023.

“A Esfera chega para complementar o ecossistema de nossa comercializadora de energia, ampliando nosso portfólio de produtos e serviços. Este movimento vai permitir acelerarmos nosso crescimento no segmento varejista e fortalecer nosso objetivo de sermos referência em experiência do cliente, também no pós-venda”, diz o vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Auren, Mario Bertoncini. “Nossa plataforma será ainda mais eficiente ao agregar a tecnologia e o time de atendimento da Esfera”.

Após conclusão da transação, a gestão da Esfera continuará independente, com equipe e escritórios distintos, e com os atuais sócios à frente da operação, de maneira a não haver qualquer impacto sobre o atendimento e serviços prestados a seus clientes, bem como nas futuras relações.

“Temos a certeza de que integrar o ecossistema de empresas da Auren é a melhor opção para fortalecer o nosso negócio e acelerarmos nosso objetivo de criar a maior e mais qualificada plataforma para clientes do Mercado Livre de Energia, agora em uma estrutura muito mais robusta. Compartilhamos os mesmos valores, como a excelência no atendimento aos nossos clientes, e estamos muito orgulhosos dessa parceria”, diz o CEO da Esfera Energia,Braz Justi. “Nossa prioridade é aprimorar o desenvolvimento de nossos sistemas, inteligência de mercado e capacidade de atendimento, criando um serviço cada vez mais qualificado e mantendo a independência e a autonomia da Esfera no atendimento de nossos clientes consumidores e geradores de energia.”

A transação com a Esfera será submetida à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A expectativa é que seja concluída ao longo do segundo semestre de 2024.

Esse é o segundo investimento feito pela Auren nos últimos 30 dias. Em 15 de maio de 2024, a companhia anunciou a combinação de negócios com a AES Brasil, criando a terceira maior geradora de energia no país.

Ecossistema de comercialização

Nos últimos anos, a Auren tem explorado novas adjacências no segmento de comercialização de energia. Por meio de participações em empresas e da criação de parcerias estratégicas, investiu em tecnologia, automação e inteligência de dados que permitissem ampliar seu portfólio e explorar sinergias para incrementar o crescimento sustentável a longo prazo, acompanhando as necessidades dos clientes.

Dentro desse processo, adquiriu participação na startup Flora, um marketplace de geração distribuída; na Way2, empresa de tecnologia especializada em telemedição e gerenciamento de energia; e na Aquarela Analytics, que oferece soluções de inteligência artificial para a indústria e empresas de grande porte. Em todos os casos, os sócios originais permaneceram no negócio e seguem com apoio e investimento da Auren.

No final de 2023, a Auren também constituiu uma joint-venture com a Vivo focada na comercialização varejista, com atuação em todo território nacional e equipe própria e independente. O principal objetivo é ganhar escala no mercado livre ao aliar a força de vendas e uma capilaridade única de acesso ao cliente e know-how da Vivo com a capacidade de comercialização e inteligência de mercado em energia da Auren.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.