Eternit instala 2.160 telhas fotovoltaicas em nova fábrica no Ceará

Share

A Eternit, especializada no setor de materiais de construção e coberturas, inaugurou, nesta quarta-feira (06/03), na cidade de Caucaia, Ceará, a sua mais nova unidade para produção de telhas de fibrocimento, com um investimento de R$ 187 milhões.

No telhado do galpão de produção da unidade foram utilizadas as telhas fotovoltaicas de fibrocimento Eternit Solar, lançadas no primeiro semestre de 2023, com capacidade de gerar 41,2MWh/mês de energia limpa e renovável, o suficiente para abastecer 300 casas.

Além da energia solar, a fábrica conta com outras medidas sustentáveis, como tratamento de água bruta e captação de água de chuvas no galpão de produção. O galpão tem uma área de área 10.000 m², estação de tratamento de esgoto com reuso da água para jardinagem, máquina com circuito fechado e com tecnologia de reutilização de água, transformadores a seco, canalização das águas que provém de grandes chuvas e preservação da reserva ambiental.

“Desde a sua concepção, a construção foi projetada para gerar o menor impacto possível para o meio ambiente. O investimento em sustentabilidade elevou em apenas 8% o custo total do projeto, valor que deve ser revertido em até cinco anos, principalmente por meio da autossuficiência energética”, explica Paulo Andrade, presidente da companhia, a primeira fornecedora de fibrocimento na região.

As medidas foram realizadas de acordo com normas técnicas, e com gerenciamento baseado na norma ABNT NBR, como a ISO 14001, e a certificação americana LEED de sustentabilidade. Outras características da construção também promoverão ainda melhores condições de trabalho, como um pé direito de 18 m, cinco acima do padrão, que promoverá maior conforto térmico aos funcionários, equipamentos de acordo com requisitos da NR10 e NR12, bem como limitação de acesso de empilhadeiras nas áreas internas.

Com a fábrica, a Eternit espera ampliar a participação no Norte e Nordeste. O projeto representara um ganho inicial de aproximadamente sete mil toneladas/mês.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.