Instalação do dia: sistema solar da DHL Express gera economia anual de R$ 300 mil e aproxima das metas globais de descarbonização

sistema solar da DHL Express traz economia de R$ 300 mil por ano

Share

Como parte de sua meta global de descarbonização, a DHL Express, uma das líderes em envios expressos do mundo, vem implementando medidas para reduzir suas emissões de CO2. Desde 2021, a empresa vem investindo globalmente em combustíveis alternativos para aviação, na expansão da frota de veículos elétricos com emissões zero e em edifícios neutros do ponto de vista climático.

No Brasil, a empresa instalou recentemente uma usina para geração solar com 291,64 kWh de potência e 634 módulos fotovoltaicos em cinco de seus galões localizados em um condomínio logístico no bairro da Lapa, zone oeste da capital paulista. O objetivo da usina fotovoltaica é fornecer energia para a operação de logística da empresa, além de abastecer a frota de utilitários eletrificados, usados nas entregas.

A instalação do sistema foi realizada pela SFX Solar, empresa integradora paulistana que que atua no segmento desde 2014. De acordo com o CEO da empresa, Gustavo Moraes, “o grande desafio desse projeto foi a parte se segurança das instalações. Como uma empresa multinacional, a DHL precisa seguir diversas normas internacionais de segurança, além das estabelecidas pelo condomínio logístico onde os galpões estão instalados. Na época da instalação, até brinquei com a equipe, ‘já desce do carro de capacete’. Brincadeiras à parte, precisamos nos adaptar para atender as regras extras de segurança da empresa e do condomínio”, explica o executivo.

Ainda seguindo as normas do condomínio logístico, como não foi possível furar as telhas dos galpões, a estrutura de fixação foi totalmente customizada e específica para aquele telhado para que houvesse a aprovação do projeto.

Detalhes do projeto

  • Localidade da usina: São Paulo, capital
  • Tipo de estrutura: Personalizada
  • Irradiação Solar Diária Média Anual: 23,35 kWh/m²
  • Potência do sistema dimensionado: 291,64 kWh
  • Quantidade de módulos dimensionados: 634
  • Energia estimada a ser gerada pela potência dimensionada (média anual): 32.557 kWh/mês
  • Sistema de compensação: geração local

O sistema de energia fotovoltaica de 291,64 KWh, instalado pela SFX Solar, é composto pelos seguintes equipamentos:

  • Estrutura personalizada
  • 4 Growatt 50kW e 1 Growatt 8kW
  • 634 módulos fotovoltaicos Jinko Solar de 460W N-Type Mono com 21,78% eficiência

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.