Centro de eventos em Balneário Camboriú (SC) ativa a maior usina solar em telhado do estado

Share

O Expocentro Julio Tedesco, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, inaugurou ontem 29/10, a maior usina solar em telhado do estado. Com investimento total de R$ 5 milhões, nesta primeira etapa, foram instalados 1.120 módulos fotovoltaicos, com capacidade de geração de 0,75 MW, volume suficiente para suprir toda a demanda atual do centro de eventos. O retorno do investimento é estimado em até cinco anos.

Com a geração solar, o Expocentro evitará a emissão de 440 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente à preservação de 2.409 árvores anualmente. Desde sua concepção, as fachadas leste e oeste contam com panos de vidro e brises fixos de controle solar, garantindo iluminação natural aos ambientes internos.

O sistema de climatização aproveita o fluxo natural de ar, e toda a estrutura utiliza iluminação em LED, captação e reuso de águas pluviais e dispositivos que reduzem o consumo de água e energia.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Casa dos Ventos instalará 1,5 GW de usinas solares no Mato Grosso do Sul
14 novembro 2025 Com investimento de R$ 5,12 bilhões, as duas primeiras usina tem entrada em operação prevista em junho e julho de 2026, somando 891 MW, e a terceira...