Universidade Federal do ABC recebe dois sistemas fotovoltaicos de 212,94 kWp de potência conjunta

Share

Os campus de Santo André e São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC), localizados na região metropolitana de São Paulo, receberam duas usinas fotovoltaicas com potência total de 212,94 kWp da Enel São Paulo. Com investimento de cerca de R$ 3 milhões, a iniciativa foi viabilizada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Chamada Pública de Projetos (CPP/2022), lançada em 2022.

Além das plantas solares, mais de 12 mil lâmpadas convencionais foram substituídas por modelos com tecnologia LED. A estimativa é de que a universidade economize mais de 1.000 MWh por ano, volume suficiente para abastecer 509 residências com consumo médio de 170 kWh por mês.

“Além de gerar economia significativa, as ações implantadas impactam positivamente o meio ambiente e criam um legado para a comunidade acadêmica e a sociedade”, ressalta o gerente de Sustentabilidade da Enel São Paulo, Nelson Assumpção.

O reitor da UFABC, Dácio Matheus, enfatizou o papel da comunidade acadêmica no sucesso da iniciativa. “Reunimos um corpo docente, técnico e discente capaz de transformar um projeto de eficiência energética em algo maior: um laboratório vivo para nossos alunos e pesquisadores. Isso gera ganhos para a UFABC, para a Enel, e, principalmente, para a sociedade, por meio da melhoria na gestão dos recursos. O modelo de gestão que conseguimos implementar aqui, especialmente no caso da eficiência energética, é exemplar: envolve pesquisadores, pós-graduandos, graduandos, o corpo técnico e a própria gestão universitária. Queremos continuar contando com essa parceria em novos projetos”, conclui.

No campus de Santo André, o projeto contemplou a modernização completa da iluminação interna e externa, além da instalação de um novo sistema fotovoltaico, com potência instalada de 125,58 kWp. Também foram realizadas melhorias nos sistemas de climatização, com a substituição de equipamentos de ar-condicionado por modelos mais eficientes.

Já no campus de São Bernardo do Campo, a iluminação do estacionamento foi modernizada com luminárias LED, contribuindo para a segurança e redução do consumo de energia. Ambientes como laboratórios, salas de aula e setores administrativos também receberam novas lâmpadas LED. O local passou ainda a contar com um sistema de geração solar fotovoltaica, com potência instalada de 87,36 kWp.

Além da economia de energia, o projeto contribui para a sustentabilidade ambiental, evitando a emissão de aproximadamente 56,64 toneladas de CO₂ na atmosfera — o que equivale ao plantio de 2.240 árvores.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Grupo Carrefour Brasil planeja fechar 2025 com 25 usinas solares em seus telhados
11 junho 2025 Atualmente, as unidades do grupo já contam com duas usinas em Canoas (RS) e em Americana (SP). Uma terceira usina deve entrar em operação em Recife (P...