Hotel em Mangaratiba (RJ) economiza cerca de 90% nas contas de energia com usinas fotovoltaicas

Share

Com arquitetura inspirada pelo estilo polinésio e decoração em harmonia com a natureza, o hotel Portobello Resort & Safári está localizada em Mangaratiba, a 85 quilômetros da capital do estado do Rio de Janeiro. De frente para a baía da Ilha Grande e cercado por montanhas cobertas pela Mata Atlântica, o empreendimento também é um zoológico ao ar livre e o único no Brasil com safári abrigando aproximadamente 500 animais das faunas brasileira, europeia e africana. Em uma área de mais de 16 mil m2, o Portobello Resort investiu na implantação de duas usinas fotovoltaicas na propriedade com geração de 165.500 kWh de energia por mês.

Os sistemas contam com mais de 2.500 módulos solares de 550 W e 11 inversores de 100 kW.

A energia gerada supre não apenas o Portobello Resort & Safári, mas outros ativos do grupo - a Marina Porto Imperial e a Pousada Porto Imperial, em Paraty -, representando ao todo uma economia de cerca de 90% nas contas de energia. Com a usina solar em operação, o Grupo Portobello deixa também de emitir 1097,25 Toneladas de CO2 por ano, economiza 611.430 km não percorridos por um veículo, além de representar mais de 28 mil árvores plantadas em um ano.

A adoção de estratégias ESG traz diversos impactos positivos para a empresa, como a preservação de recursos naturais, a redução de custos e a ampliação de lucratividade, além de vantagem competitiva de posicionamento em um cenário onde a sustentabilidade passa, cada vez mais, a ser um valor fundamental para a atividade turística.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.