Multinacional de embalagens instala GD solar para clientes no Nordeste

Share

A WestRock, empresa fabricante de embalagens de papel e papelão ondulado, iniciou a implementação de usinas solares para alguns de seus clientes no Nordeste do país, que utilizam suas máquinas de embalamento. O objetivo é substituir a energia elétrica consumida pelas máquinas pela fonte solar a fim de oferecer por soluções de baixo impacto em emissões de carbono e proporcionar economia na conta de luz.

A solução oferecida pela empresa a seus clientes teve início começando com a instalação de um sistema fotovoltaico composto por 82 painéis em empresas como a Angel Agrícola, localizada em Apodi, Rio Grande do Norte, que somam capacidade de 15,64 kWp, suprindo uma máquina de empacotamento que consome 13,5 kW.

Com a solução, a economia de energia pode variar entre 46% e 137%, dependendo do tempo de uso do maquinário, o que pode reduzir o consumo da rede em até 100%, com um excedente de 37% para outras áreas de produção.

De acordo com a diretora de Inovação da WestRock, Daniela Hauffe, devido à crescente preocupação dos consumidores em adquirir produtos de origem mais sustentável, projetos dessa natureza possibilitam aumento nas vendas e maior valor agregado aos produtos dos clientes da WestRock. “Além da instalação, desenvolvemos um selo que pode ser aplicado à embalagem, informando que ela foi montada a partir de energia limpa, ajudando a comunicar a sustentabilidade da empresa produtora por meio da embalagem”, diz Hauffe. 

Essa estratégia está alinhada com a tendência crescente no Brasil de adotar fontes renováveis, como a energia solar, para diminuir o impacto ambiental. Apesar da dependência da energia hidroelétrica, o país ainda utiliza fontes não renováveis, como termoelétricas, contribuindo para as emissões de carbono. 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.