Distribuidoras propõe inovações tarifárias, incluindo diferenciação para armazenamento em baterias

Share

Entre as 14 propostas de temas de projetos-pilotos de tarifas e faturamento de energia elétrica enviadas por oito distribuidoras para a 2ª Chamada Pública de Sandboxes Tarifários da Aneel, estão dois projetos que estabelecem tarifas diferenciadas para sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS). As propostas também incluem a digitalização do relacionamento com o cliente com geração distribuída, que poderá ser testada pela Cemig.

A permissionária de distribuição Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí (Cartaja), que atende 30 mil cooperados e clientes, localizados em 20 municípios do Rio Grande do Sul, propôs avaliar a inserção de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) na rede de distribuição para equalizar a carga e geração de energia elétrica, além de proporcionar o suprimento ininterrupto através da operação ilhada da área de concessão no formato de uma microrrede com capacidade de desconexão. O método sugerido é o de diferenciação tarifária para remunerar o agente armazenador de energia.

Já a concessionária Eflul, responsável pela distribuição de energia elétrica no município de Urussanga, em Santa Catarina, propôs testar a inserção de BESS na rede de distribuição para prestação de serviços ancilares focados em controle de tensão, frequência, fator de potência e carregamento de equipamentos de rede como linhas e transformadores, também por meio de diferenciação tarifária.

O detalhamento dos projetos pode ser consultado aqui. A Aneel receberá a proposta final de cada projeto de sandbox até 05/03/2024. A avaliação das propostas finais e autorização do início de execução dos Sandboxes Tarifários deve ocorrer até o dia 16/06/2024.

As mudanças nos sistemas de distribuição de energia elétrica, novas tecnologias e alteração do comportamento do consumidor trazem a necessidade de conhecer esse comportamento do usuário de energia e de atualizar o modelo tarifário. Sandboxes tarifários são projetos para experimentação de novas modalidades tarifárias ou formas de faturamento, frente à necessidade de modernização das tarifas, em especial para os consumidores atendidos em Baixa Tensão. Os sandboxes ocorrem em um ambiente regulatório controlado que permite o acompanhamento e aproveitamento dos resultados, que podem vir a ser incorporados em regulações futuras.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.