China liga primeira bateria de íon de sódio em grande escala

Share

Da pv magazine Global

A China Southern Power Grid Energy Storage, a divisão de armazenamento de energia da China Southern Power Grid, encomendou uma estação de armazenamento de bateria de íon de sódio de 10 MWh em Nanning, sudoeste da China.

A empresa disse que a instalação é o primeiro projeto de grande escala desse tipo na China e a primeira fase de um projeto de 100 MWh no total.

“A China colocou em funcionamento a primeira estação de armazenamento em grande escala com baterias de íons de sódio, marcando uma nova era para baterias de baixo custo para utilização em larga escala”, afirmou a China Southern Power Grid em um comunicado.
A estação de armazenamento de energia com bateria de íon de sódio de 10 MWh possui células de bateria de íon de sódio de 210 Ah que podem ser carregadas até 90% em 12 minutos, segundo a empresa. O sistema consiste em 22.000 células.

“Em comparação com as baterias de íons de lítio, as reservas de matéria-prima das baterias de íons de sódio são abundantes, fáceis de extrair, de baixo custo e têm melhor desempenho a baixas temperaturas, pelo que apresentam vantagens óbvias para o armazenamento de energia em grande escala”, afirmou a empresa. “Com essas baterias, o custo de armazenamento pode ser reduzido em 20% a 30%, e o custo por quilowatt-hora de eletricidade pode ser reduzido para CNY 0,2 (US$ 0,0276).”

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.