Simulações de crédito para energia solar crescem 20% em novembro com onda de calor

Share

O aumento no consumo de energia elétrica no Brasil, impulsionado sobretudo pela onde calor que atingiu várias regiões nos últimos meses, tem elevado o interesse do consumidor pela instalação de painéis solares como alternativa de eficiência energética e redução de gastos.

De acordo com levantamento na plataforma da fintech Meu Financiamento Solar, especializada em financiamento para projetos fotovoltaicos de geração própria de energia no Brasil, o volume de simulações de crédito cresceu 20% no mês de novembro em comparação com outubro.

Pela análise do Meu Financiamento Solar, a queda recente da taxa Selic, que saiu de 13,25% em agosto para os atuais 12,25%, é outro fator que impulsionou o crescimento da procura por energia solar tanto para residências quanto para empresas.

“Embora nosso maior público seja consumidores residenciais, que são os mais impactados pelas altas tarifas de energia elétrica no país, notamos uma procura crescente no financiamento de energia solar para condomínios, que buscam reduzir a conta do consumo das áreas comuns dos prédios”, diz a diretora do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis.

Devido ao crescimento dessa demanda de energia, também estamos com muitos projetos de clientes que solicitam expansão de sistemas que já foram instalados, a fim de conter esse aumento do consumo”, acrescenta.

Outro fator de crescimento da procura por painéis solares é a proteção contra a inflação energética, que blinda o consumidor das oscilações tarifárias que podem acontecer com escassez hídrica e aplicação de bandeiras vermelhas.

Somente nos telhados das residências brasileiras, a energia solar já representa mais de R$ 60,5 bilhões de investimentos acumulados no País. A potência instalada nas casas dos brasileiros ultrapassa a marca de 12 GW, quase a capacidade da usina de Itaipu, a segunda maior do mundo e que possui 14 GW.

Pelo mapeamento do Meu Financiamento Solar, a tecnologia fotovoltaica está presente em mais de 1,6 milhão de residências espalhadas em cerca de 5,5 mil municípios, de todas as regiões brasileiras.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...