Sete aeroportos administrados pela CCR produzirão energia solar a partir de 2025

Sete aeroportos administrados pela CCR produzirão 40 GW por ano

Share

A partir de 2025, sete aeroportos administrados pela CCR Aeroportos em cinco estados produzirão 40 MWh por ano com usinas de energia solar. Em um espaço 750 mil m² de área, a Volteon e Atuação Energia construirão as usinas e comercializarão a energia produzida no mercado livre. As obras nos aeroportos de Curitiba (PR), Joinville (SC), Bagé, Pelotas, Uruguaiana (RS), Palmas (TO) e Petrolina (PE), começam no primeiro semestre de 2024.

Para o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, a iniciativa está em sintonia com o que vem sendo desenvolvido em outros terminais geridos pela empresa. “Administramos aeroportos no Brasil e no exterior reconhecidos pelas diretrizes de preservação do meio ambiente. A instalação de fazendas solares é um avanço nesta direção”.

A gerente executiva de Varejo da CCR Aeroportos, Monique Henriques, conta que o projeto também tem caráter inovador. “Ao possibilitar o uso de áreas de sete aeroportos para o desenvolvimento de tecnologia sustentável, estamos falando sobre a convergência de dois setores tradicionalmente distintos – aviação e energia renovável. Essa abordagem, além de inovadora, demonstra uma resposta às demandas ambientais”, comenta.

É a primeira vez que uma concessionária de aeroportos lança um projeto desta natureza em vários aeroportos de forma simultânea. “Serão aproximadamente 6.300 módulos solares por aeroporto, totalizando aproximadamente 44 mil nas sete unidades”, explica Daiwydson Nascimento, engenheiro responsável pelas empresas Volteon e Atuação.

A quantidade de energia gerada em cada aeroporto será capaz de atender, aproximadamente, 1.200 residências. “Acreditamos que a iniciativa de produzir energia solar nos sítios aeroportuários da CCR dará maior visibilidade para o uso de energia limpa e renovável, uma tendência no exterior e em consolidação no Brasil”, diz Marcelo Morais, da Volteon.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.