Mercado de Distribuição: Genyx diversifica negócios e investe em canais de venda humanizados

Genyx diversifica atuação

Share

A Genyx, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos mineira, antecipa uma retomada do crescimento no volume de vendas de sistemas solares no quarto trimestre de 2023. A empresa vem diversificando seus negócios para atender novas necessidades que surgem do mercado, incluindo  financiamento para os integradores e o serviço de importação direta para usinas de maior porte no mercado livre. Confira o perfil da empresa, na primeira parte dessa série de artigos da pv magazine sobre o Mercado de Distribuição.

Expansão para o Norte

Fundada em 2011 em Contagem, Minas Gerais, a Genyx iniciou suas atividades como uma integradora solar, antes mesmo do estabelecimento da regulamentação resolução normativa 482 da Aneel, publicada em 2012 regulamentando a micro e minigeração distribuída (MMGD). Em 2018, com a entrada de novos investidores, a empresa firmou sua atuação no segmento de distribuição de equipamentos fotovoltaicos e, em 2020, viu seu faturamento crescer 500% em relação ao ano anterior.

Atualmente, a empresa conta com 157 colaboradores, dos quais 33 focados apenas no departamento comercial, e se posiciona como a principal distribuidora de Minas Gerais. Segundo a Genyx, a localização no município de Contagem é considerada uma vantagem competitiva para a envio dos equipamentos para integradores em todo o país.

A Genyx também inaugurou recentemente um centro de distribuição na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre, em parceria com a EngeAmazon. O novo CD foi estabelecido para solucionar os desafios de tempo de entrega enfrentados pelo mercado local devido à distância dos grandes centros logísticos.

Diversificação de negócios

Bruno Catta Preta, diretor de Relações Institucionais da Genyx

Imagem: Genyx

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Genyx Solar Power, Bruno Catta Preta, a Genyx se destaca em diversificação. “Oferecemos o ecossistema mais completo do mercado, proporcionando não apenas a distribuição de equipamentos, mas também auxiliando os mais de 18 mil integradores cadastrados a acelerarem o crescimento de suas próprias empresas”, explica.

Por ecossistema, Catta Preta se refere às novas soluções para diversificar o negócio da empresa, complementares à distribuição de equipamentos, tais como uma conta digital que oferece serviços financeiros para o mercado de energia solar, incluindo o financiamento de sistemas. Também são ofertadas soluções como contratação de energia por assinatura, além de uma solução específica para sistemas fotovoltaicos para setor agrícola.

A Genyx também auxilia empresas interessadas na importação direta de equipamentos, oferecendo apoio e orientação, reduzindo riscos e custos. Além disso, mantem uma plataforma de capacitação gratuita para integradores.

O mais recente lançamento da empresa foi oferecer soluções específicas para clientes do Grupo A no escopo do mercado livre de energia.

Ainda segundo o executivo, “embora nossa principal área de atuação seja a Geração Distribuída (GD), em resposta ao crescimento constante do mercado e às necessidades dos nossos clientes, frequentemente nos envolvemos em projetos de grande escala. Esses projetos muitas vezes se enquadram na categoria de Geração Centralizada (GC), e o maior projeto que já distribuímos alcançou uma capacidade de aproximadamente 10 MW. Para lidar com esses casos de grande escala, a Genyx oferece dentro do nosso ecossistema de soluções o Genyx Direct, que possibilita aos nossos integradores parceiros a importação direta de equipamentos com o auxílio e expertise da Genyx”.

Canais de vendas com foco em humanização

Quanto aos canais de vendas, a Genyx adota uma abordagem diversificada para atender às necessidades de seus clientes. Embora a empresa tenha lançado em 2019 sua Plataforma que automatiza o dimensionamento de equipamentos fotovoltaicos com base nos dados fornecidos pelos integradores, o principal pipeline continua sendo a venda direta com o seu time comercial.

“Esta abordagem é fundamental, pois a Genyx valoriza o atendimento humanizado como um de seus grandes diferenciais. Isso significa que a empresa coloca um forte foco no relacionamento direto com seus clientes, fornecendo um serviço personalizado e adaptado às necessidades individuais, o que contribui para o seu sucesso e destaque no mercado”, comenta Capa Pretta.

Além disso, a Genyx também utiliza outros canais, como e-commerce e comunicação via WhatsApp, para complementar seu alcance e oferecer opções variadas de atendimento aos clientes.

Expectativas de aumento nas vendas

O diretor da Genyx se mostra otimista em relação aos próximos meses. “Para o quarto trimestre, já estamos observando um aumento significativo no volume de vendas. Isso se deve a alguns fatores-chave, como a queda nos preços da principal matéria-prima, o polissilício, o que resultou em uma redução nos custos dos equipamentos.  Além disso, o mercado está começando a compreender melhor os benefícios trazidos pela legislação atual. E a queda na taxa básica de juros tende a melhorar as condições de financiamento dos projetos. Com esses elementos positivos, há expectativas de aceleração nas vendas até o final do ano”, avalia Catta Preta.

53% dos sistemas são vendidos por financiamento

A disponibilidade de crédito desempenha um papel fundamental no sucesso dos negócios, e no mercado solar essa realidade não é diferente. Hoje, aproximadamente 53% dos projetos atendidos pela Genyx são viabilizados por meio de financiamento, que podem ser obtidos por meio de instituições bancárias parceiras ou diretamente por meio do Banco Genyx.

Marcas distribuídas pela Genyx no Brasil

A empresa importa e distribui as principais marcas globais no segmento de energia solar. No que se refere aos módulos, a Genyx conta com uma grande gama de marcas tais como Canadian, TrinaSolar, Xpower, Sunova, Astronergy, Hanersun e Sengi, um módulo nacional com código FINAME.

Já para os inversores, a lista é mais enxuta e as opções são Canadian, Solis, Chint Power e Foxess. No segmento de microinversores, a Genyx é reconhecida como distribuidor Diamond da Hoymiles. Como forte tendência do mercado, os inversores híbridos distribuídos pela Genyx são das marcas Solax e Solis.

Outra marca mineira, a Clamper, faz parte do mix de produtos da Genyx no que se refere à stringbox. As baterias são Moura e os carregadores veiculares levam a marca Nansen. Já sobre as estruturas de fixação, a Genyx comercializa as marcas Solar Group, SSM, Solar Aço, GF2 e, quanto aos trackers, Valmont Solar e GF2.

Estoques

Enquanto 42% das distribuidoras disseram estar com estoques altos no primeiro semestre do ano, a Genyx avalia que tem um volume adequado para atender às demandas do mercado solar no cenário atual. A empresa afirma manter uma ampla variedade de produtos disponíveis para pronta entrega, o que permite atender às necessidades dos clientes de forma eficiente e oportuna.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...