Chile pode ser o segundo maior mercado de armazenamento nas Américas, depois dos EUA

Share

Da pv magazine Latinoamérica

Os Estados Unidos são há muito tempo o maior mercado de armazenamento de energia nas Américas e espera-se que atinjam um novo máximo de mais de 10 GW implantados em 2023. No entanto, países como o Canadá, o México e o Chile estão promovendo políticas para incentivar o desenvolvimento do armazenamento de energia e, do ponto de vista do planejamento do projeto, o Chile provavelmente se tornará o segundo maior mercado de armazenamento de energia nas Américas, de acordo com a consultoria britânica Interact Analysis.

Espera-se que 12 projetos de aproximadamente 1,3 GW entrem em operação em 2023, e 1 GW será instalado por ano de 2024 a 2026. Segundo dados atualizados em agosto de 2023, o Chile tem 85 projetos de armazenamento de energia que somam 6,4 GW. Existem atualmente 60 projetos em fase de construção e planejamento, com um total de cerca de 4,7 GW, dos quais 51 projetos deverão entrar em operação no período 2024 a 2026, com um total de cerca de 3,9 GW.

A eletroquímica é o tipo dominante de armazenamento de energia no Chile, com um total de 79 projetos, ou 4,8 GW. Trata-se principalmente de projetos de grande escala para integração de energia renovável na frente do medidor, sendo o armazenamento de baterias de íons de lítio a tecnologia dominante. Vale ressaltar que 31 dos 79 projetos têm duração de download contínuo entre 3 e 6 horas, com duração média superior a 5 horas.

Além disso, o país possui cinco projetos de armazenamento térmico de sal fundido, num total de 1,6 GW. Um projeto de armazenamento de energia de hidrogênio, desenvolvido pela HIF Chile, está sendo planejado na Região Antártica Magalhães-Chile.

Políticas públicas para renováveis e armazenamento no Chile

Embora os primeiros projetos de armazenamento de energia eletroquímica no Chile tenham sido lançados em 2009 e mal tenham atingido 300 MW em 2022, o parlamento chileno aprovou um projeto de lei para incentivar o armazenamento de energia e o desenvolvimento da mobilidade elétrica em outubro de 2022.

Além disso, o governo estabeleceu a meta de atingir 70% do consumo total de energia proveniente de fontes de energia renováveis ​​até 2030. Como resultado, o Chile tem visto um aumento na instalação de geração de energia renovável nos últimos anos, levando a uma necessidade crítica de armazenar energia. Este verão, foram anunciados US$ 2 bilhões de dólares para leilões de armazenamento em grande escala.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.