CEA alerta sobre desequilíbrio entre a oferta e a demanda global de baterias de íons de lítio

Share

De acordo com o relatório Energy Storage Systems (ESS) Supply, Technology, and Policy, referente ao primeiro trimestre de 2023, elaborado pela consultoria Clean Energy Associates (CEA), o cenário atual do mercado de sistemas de armazenamento é de desequilíbrio entre a oferta e demanda global de baterias de íons de lítio. É essa assimetria que vem puxando os preços para baixo, com as principais fabricantes chinesas reivindicando os preços em US$ 60/kWh. Por outro lado, o crescimento da carga, a redução de preços e as melhorias tecnológicas podem incentivar a demanda.

Já no que se refere a tendências tecnológicas, a queda dos preços das matérias-primas pressiona o desenvolvimento contínuo da infraestrutura de reciclagem de baterias. Além disso, o atual ambiente de baixo preço dá aos integradores de sistemas mais margem de manobra para se diferenciarem com seus softwares e controles.

Crescimento do mercado de Energy Storage System (ESS)

O relatório revelou também que a taxa de crescimento esperada da demanda por ESS é de 21% ao ano até 2028, uma desaceleração em comparação com o crescimento recorde de 60% em 2023. Ainda assim, entre 2023 e 2028, a demanda deve crescer 70%.

O crescimento da carga, a redução de preços e as melhorias tecnológicas melhoram a oportunidade de demanda. Por outro lado, as filas de interconexão dos EUA continuam aumentando, com mais de 700 GW de solicitações de capacidade ativa.

Desequilíbrio entre oferta e demanda global 

As últimas previsões de veículos elétricos apontam para um crescimento contínuo em 2024, embora a um ritmo menor, variando entre 15 e 17 milhões de unidades em todo o mundo. Em termos de capacidade da bateria, isso equivale a um crescimento de aproximadamente 25% em relação a 2023.

A preferência global por modelos Plug-In Hybrid Electric Vehicle (PHEV, ou veículo híbrido de recarga externa) ajuda a reduzir demanda de baterias para os eletrificados. Apenas este ano, a projeção é que os PHEVs alcancem 20% de crescimento, enquanto a expansão em 2023 tenha sido de apenas 3%.

A China Automotive Battery Innovation Alliance estima que os OEMs de baterias completaram 2023 operando a aproximadamente 50% de utilização da capacidade produtiva.

Já o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou neste mês uma diretriz para que os OEMs reduzam projetos voltados exclusivamente para expandir a capacidade de produção. Em vez disso, as empresas de baterias devem gastar pelo menos 3% da receita em pesquisa e desenvolvimento e atualizações tecnológicas.

Grandes investimentos em expansão de capacidade resultaram em excesso de oferta

A escassez de fornecimento de matéria-prima é o principal gargalo para o mercado global de LiB. O aumento da capacidade celular em 2025 é amplamente atribuído a planos substanciais de expansão de capacidade na China, juntamente com um boom na capacidade planejada dos EUA em resposta ao IRA.

As políticas de localização têm sido predominantemente focadas no fornecimento de células downstream, embora tenha havido alguns investimentos consideráveis em capacidade midstream fora da China, especialmente na América do Norte, Coreia do Sul e Japão.

Embora os investimentos em projetos de mineração fora da China tenham aumentado nos últimos anos, mais investimentos em refino e processamento de matérias-primas ainda são necessários para se afastar da China para o fornecimento de material para baterias.

De acordo com o relatório da CEA, a capacidade doméstica planejada da Europa para 2025 diminuiu 3% uma vez que o IRA vem incentivando os fornecedores de células a concentrarem sua expansão nos EUA.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Helte adquire 40 mil módulos da Sengi e quer impulsionar vendas de módulos nacionais
10 outubro 2024 Para enfrentar concorrência chinesa e mitigar o aumento na tarifa de importação de painéis solares, a distribuidora pretende aumentar a participação d...