Curso itinerante sobre energia solar capacita mais de 5,5 mil pessoas em dois anos

Share

Em dois anos, a carreta-escola “Road Show ABGD HUAWEI Solar” capacitou gratuitamente mais de 5,5 mil pessoas durante as duas edições do curso itinerante. O projeto é uma parceria da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) com a Huawei, e conta com apoio de outras empresas do mercado de energia solar.

A primeira temporada do curso foi realizada de maio de 2021 a abril de 2022. Já a segunda edição aconteceu de junho de 2022 a junho de 2023. Nesse período, o veículo percorreu 54 mil km, por 83 cidades e 20 estados, além do Distrito Federal. Ao todo, foram mais de 20 mil horas de aulas, divididas em dois cursos: fundamentos dos sistemas fotovoltaicos (energia solar) e técnicas para instalação de painéis solares à população local.

O curso é realizado em uma carreta-escola adaptada, equipada com um sistema completo de de microgeração de energia solar, que pode funcionar on-grid e off-grid. O veículo possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar. A ação disponibiliza conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas.

Além dos aspectos técnicos, o curso aborda também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promove o empreendedorismo, além de ensinar a instalação de painéis solares. Cada curso possui carga horária de 4 horas.

“O principal objetivo do Road Show é ensinar à população de todo o Brasil os benefícios que a energia renovável oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Ficamos muito satisfeitos com os resultados das duas edições desse projeto, que é uma porta de entrada para quem quer saber mais sobre energia solar ou até mesmo trabalhar nesse setor”, diz o presidente da ABGD, Guilherme Chrispim.

O “Road Show ABGD HUAWEI Solar” conta com patrocínio da Risen, Inox-Par Linha Solar, SSM Solar do Brasil, Orion-E, Embrastec e CorSolar, além de apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA/SP), do Senai São Paulo, Firjan e da ABGD News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

AXS Energia investirá R$ 1,8 bilhão em geração solar compartilhada em cinco estados brasileiros
26 julho 2024 Desse montante, R$ 360 milhões estão sendo destinados para a conexão de 24 usinas solares no estado do Mato Grosso até 2026. Atualmente, quatro usinas...