Nextracker fornecerá seguidores para projeto de 902 MWp da Atlas Renewable Energy

Share

A Atlas Renewable Energy e a Nextracker assinaram um acordo para implementar a tecnologia TrueCapture da Nextracker na usina solar Vista Alegre da Atlas, localizada em  Minas Gerais, no Brasil. O projeto terá capacidade instalada de 902 MWp e deverá, de acordo com a empresa, se tornar o maior projeto solar a ser construído no hemisfério sul. A usina fornecerá energia sustentável para a maior produtora de alumínio do Brasil, a Albras, em um contrato privado de fornecimento de energia com duração de 21 anos.

O seguidor TrueCapture utiliza uma solução avançada de software baseada em algoritmos, projetada para otimizar a produção de energia das usinas solares. Por meio de machine learning e inteligência artificial, é possível rastrear continuamente a posição do sol e ajustar os ângulos dos painéis para maximizar a produção de energia. Ao ajustar de forma inteligente a inclinação e a posição de cada painel solar em tempo real, o TrueCapture é capaz de atenuar o impacto do sombreamento, do terreno irregular e de outros fatores que podem reduzir a produção de energia.

O projeto Vista Alegre irá gerar aproximadamente 2TWh/ano, o que equivale a retirar mais de 61.800 carros das ruas de São Paulo e compensar aproximadamente 154.000 toneladas de emissões de CO2 por ano. Esse é um marco importante para a Atlas e destaca o compromisso da empresa em aprimorar o desenvolvimento sustentável dos grandes consumidores de energia na região.

“A Atlas foi a primeira empresa a introduzir o TrueCapture na América Latina, quando implementamos a tecnologia na maior parte de nossos projetos solares em operação”, disse Iván Jara, diretor de engenharia e construção da Atlas Renewable Energy. “Ao levar o TrueCapture em Vista Alegre, a Atlas procura melhorar ainda mais o desempenho geral e a lucratividade desse projeto enorme e empolgante, tornando-o um dos mais eficientes, inteligentes e econômicos da região. Esses recursos nos permitem oferecer soluções mais competitivas e completas aos nossos clientes”, completa Jara.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.