Mercado tem demonstrado interesse por financiamento em dólar, segundo BNDES

Share

O mercado tem demonstrado interesse pela opção de financiamento atrelado ao dólar com o BNDES, informou o banco à pv magazine, através da assessoria de imprensa. Esse tipo de empréstimo está disponível apenas para Contratos de Compra e Venda de Energia indexados ao dólar americano, o que é permitido especificamente para empresas brasileiras que sejam exportadoras, com a entrada em vigor da Lei 14.286/21, conhecida como Lei do Câmbio.

O BNDES aprovou em janeiro o primeiro empréstimo do tipo, para o complexo solar Boa Sorte. Em lugar dos custos financeiros mais comuns (TLP, IPCA, Selic), entra uma taxa fixa calculada com base nos prazos da operação. As taxas básicas e de risco são as mesmas.  

Linhas para geração fotovoltaica

No apoio direto à geração centralizada, a linha disponível é o Finem Geração de Energia. O custo é indexado à Taxa de Longo Prazo (IPCA+6,15% ao ano) mais 1,1% ao ano de remuneração para o banco. No apoio direto à geração distribuída, tem sido possível utilizar o Finem Geração de Energia com blend de Fundo Clima.
  
Já para a indústria, o BNDES pode apoiar a inovação, expansão fabril e comercialização de painéis solares, sendo que esforços de inovação e comercialização são passíveis de enquadramento no Fundo Clima, e o apoio à comercialização tem como precondição o credenciamento dos painéis na Finame. Há atualmente 107 fornecedores credenciados que fornecem 218 sistemas geradores fotovoltaicos cadastrados na Finame. 

As condições da linha Finem Geração de Energia estão disponíveis aqui. Já as diretrizes para uso do Fundo Clima em 2023 ainda serão estabelecidas. 

Em 2022, o banco aprovou apoio para um volume recorde de novos projetos, com 1,3 GW de capacidade adicionada à sua carteira, que passa a totalizar 3,2 GW.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Colibri Capital investe R$ 30 milhões em distribuidora solar e ecossistema para GD no Brasil
11 setembro 2024 Com o investimento, o grupo empresarial marca sua entrada no segmento de distribuição de soluções fotovoltaicas, fortalecendo sua presença no mercado...