AE Solar anuncia módulo Terra desenvolvido para instalações verticais

Share

Durante o evento 360 Solar, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, Ramon Nuche, diretor LATAM da fabricante alemã de módulos, a AE Solar GmbH, apresentou o Terra, novo módulo fotovoltaico bifacial. O lançamento é voltado para instalações verticais e deve otimizar a utilização do solo em instalações tradicionais, oferecendo até 30% a mais de capacidade de produção sob condições de sombreamento parcial com redução do distanciamento entre fileiras em comparação com outros painéis fotovoltaicos.

Nuche destacou que o Terra foi projetado para maximizar a eficiência e a produção de energia mesmo em condições adversas de sombreamento e espaços limitados. O executivo também informou durante o evento que a empresa pretende testar localmente essa aplicação em usinas próprias, além de estudar a parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica UFSC) em um projeto agrovoltaico que será realizado em breve.

Características do módulo Terra

O módulo Terra conta com a tecnologia TOPCon, que permite alto desempenho em ambientes de luz difusa e aplicações verticais, ideal para situações em que a orientação dos painéis precisa ser adaptada ao espaço e às condições locais. A estrutura de meias células do Terra maximiza a produção energética ao reduzir o impacto do sombreamento parcial e permite maior flexibilidade em áreas agrícolas, criando uma solução de duplo uso: enquanto o módulo gera eletricidade, a terra ao seu redor pode ser utilizada para cultivo.

Algumas das principais características do Terra incluem:

Arquitetura de meias células em subfileiras gêmeas: a estrutura de blocos superior e inferior em paralelo reduz as perdas energéticas, ao reduzir o espaço entre fileiras, minimizando perdas por sombreamento parcial.

Durabilidade: a resistência do Terra contra cargas mecânicas foi aprimorada com o uso de inovadora e estratégica orientação, reduzindo a chance de microfissuras nas células em até 75%.

Bifacialidade: o design livre de auto sombreamento aproveita ao máximo a bifacialidade do módulo, aumentando a produção total de energia, especialmente em instalações verticais.

Benefícios na eficiência e economia de longo prazo

Os proprietários de instalações solares buscam eficiência e retorno financeiro. O Terra foi projetado para atender a essa demanda com um LCOE (Custo Nivelado de Energia) mais baixo, sem necessidade de alteração nos materiais utilizados. Esse módulo oferece uma longa vida útil e desempenho energético superior, o que torna possível reduzir o custo da energia (R$/kWh) ao longo do tempo.

Além disso, o Terra em instalação verticais apresenta vantagens em comparação às instalações fixas trasdicionais. Estudos recentes realizados por pesquisadores da TNO, na Holanda, comprovaram que sistemas verticais, como o Terra, operam em temperaturas mais baixas, o que reduz a degradação do sistema e potencializa a produção energética em até 2,5% ao ano, comparado a sistemas fixos tradicionais. Isso ocorre devido ao maior coeficiente de transferência de calor em módulos na posição vertical, que permite uma melhor dissipação de calor, mantendo a eficiência da tensão, mesmo em condições de alta irradiância.

O Terra surge como uma solução multifuncional, particularmente em instalações agrovoltaicas, onde o uso de módulos na vertical é altamente vantajoso. A AE Solar desenvolveu o Terra para permitir uma integração eficiente com a agricultura, maximizando a produção de energia e preservando a utilização do solo para cultivos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Como o primeiro leilão de reserva de capacidade de 2025 pode impactar a demanda por BESS
15 janeiro 2025 Governo planeja dois leilões para este ano e aumentou o número de produtos que poderão ofertar potência, térmica ou hidrelétrica, no primeiro. Em entr...