Transações de usinas fotovoltaicas movimentaram quase R$ 11 bilhões em 2023

GDSUN conclui energização de nova usina de GD em São Paulo

Share

Um levantamento da Greener das transações do setor solar divulgadas publicamente, divulgado no Boletim M&A da empresa, estimou que as operações de compra e venda de usinas fotovoltaicas quem somam 3 GW movimentaram R$ 10,96 bilhões em 2023.

Ao todo, foram mapeadas 28 transações divulgadas publicamente, um crescimento de 27% em comparação com as 22 mapeadas em 2022. Das 28 transações, 16 foram operações de compra e venda de empresas da cadeia solar fotovoltaica e 12 de usinas solares (SPEs) de geração distribuída e geração centralizada.

As operações de compra e venda de ativos de geração envolveram 63 usinas fotovoltaicas, sendo cinco de portfólios geração centralizada e sete de geração distribuída.

Entre as operações de aquisição de empresas, 25% são empresas prestadoras de serviços como comercialização, gestão e soluções tecnológicas; 26% são empresas financeiras e fundos de investimentos; e 31% são empresas de geração solar (além das aquisições de usinas).

A lista detalhada das operações pode ser acessada no Boletim M&A.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.