ENEA e Enel desenvolvem sistema ‘algovoltaico’

Share

Da pv magazine Itália

A agência de pesquisa italiana ENEA e a Enel Green Power, a unidade de energia renovável da concessionária italiana Enel, desenvolveram um sistema fotovoltaico que poderia ser usado em combinação com a produção de microalgas para uso alimentar, cosmético e farmacêutico.

“A central algovoltaica, recentemente concluída no Centro de Investigação da ENEA em Portici, Nápoles, no âmbito de um acordo entre a ENEA e a Enel Green Power, permite uma produção anual de aproximadamente 30 kg de algas secas numa superfície de 40 m2 e uma potência de 7 kW”, disse a entidade de pesquisa italiana.

O sistema permite o cultivo de microalgas com elevado valor comercial, desde € 100/kg a € 600/kg para uso farmacêutico ou cosmético, através de um sistema de cultivo totalmente automatizado e integrado com o painel solar.

“As algas permitem-nos explorar melhor a energia proveniente do sol do que as culturas tradicionais, uma vez que têm maior eficiência fotossintética”, disse Carmine Cancro, investigador do laboratório ENEA Smart Grid and Energy Networks do Centro de Investigação Portici. “Além disso, possuem alto valor ambiental, pois consomem dióxido de carbono, transformando-o em biomassa por meio da fotossíntese e liberando oxigênio puro na atmosfera”.

Cancro disse que o sistema também poderia ser usado para modernizar sistemas fotovoltaicos já existentes.

As microalgas prosperam em uma solução aquosa que flui dentro de tubos de vidro transparentes posicionados abaixo dos módulos fotovoltaicos, protegidos da luz solar direta. Esses módulos são dispostos em dois arranjos verticais paralelos e interligados para formar uma bobina contínua que facilita a circulação do fluido.

Graças à fotossíntese desencadeada pela energia solar e à consequente absorção de dióxido de carbono, as microalgas crescem na solução até atingirem uma densidade e um estado de maturação tais que possam ser recolhidas, através de uma poderosa centrífuga que as separa da água.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...