MME detalha proposta de certificação de hidrogênio verde

Share

Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na quarta-feira (20/09), do 5º Webinário Internacional de Certificação de Hidrogênio: Procedimentos de Certificação para indústria, organizado pelo projeto H2Brasil. A  coordenadora-geral de Energias e Tecnologias de Baixo Carbono e Inovação, Patricia Naccache, detalhou que uma das propostas principais do Projeto de Lei do Hidrogênio é a certificação considerando a intensidade de carbono e não necessariamente a origem da produção.

“A segregação de mercados por rotas limita modelos de negócios, afeta escalas e reduz a competitividade”, explica a representante do MME. Ela lembrou também que o Brasil tem potencial técnico para produzir 1,8 gigatoneladas de hidrogênio por ano e que já existem mais de US$30 bilhões em projetos de hidrogênio anunciados para o país.

O objetivo do evento foi apresentar, por meio da experiência de estudos de casos sobre Certificação de Hidrogênio, os desafios enfrentados pela indústria brasileira na busca pela certificação para atendimento ao mercado internacional.

De acordo com Naccache, a ideia é que o Brasil desenvolva uma certificação em harmonização com a discussão global. “Hoje, o país está interagindo com organismos internacionais para certificação e comércio de hidrogênio”, pontuou. Ainda no evento, foi destacada assinatura conjunta, em julho deste ano, do MME com mais de 15 países para acelerar o desenvolvimento do comércio internacional de hidrogênio renovável e de baixo carbono.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...