GoodWe lançará solução integrada para sistemas fotovoltaicos residenciais na Intersolar

Share

Em resposta aos altos valores de tarifa de energia, a busca por soluções sustentáveis econômicas, confiáveis e seguras de energia solar para residências tem aumentado cada vez mais no Brasil e no mundo. Dados da SolarPower Europe apontam que o país registrou o maior crescimento percentual do mundo na energia solar em telhados em 2022, com avanço anual de 193%. Além disso, foram acrescentados 5,3 GW em instalações fotovoltaicas neste segmento da geração distribuída (GD).

Apesar da expansão do mercado residencial, a instalação e gestão de sistemas fotovoltaicos podem oferecer um alto nível de complexidade, que seus múltiplos componentes são oriundos de diversos fornecedores. Mirando ofertar a solução completa, a fornecedora GoodWe desenvolveu a solução EcoSmart Home, que será um dos destaques da empresa na Intersolar South America, realizada de 29 a 31 de agosto, no Expo Center Norte (SP).

“Projetamos a solução EcoSmart Home, que abrange as áreas de geração de energia, armazenamento, carregamento e gerenciamento inteligente, para atender às diversas necessidades dos proprietários de residências. Além disso, podemos criar soluções personalizadas de acordo com os requisitos específicos de utilização de energia”, explica Fabio Mendes, vice-presidente da GoodWe para a América do Sul.

A EcoSmart Home chegou ao mercado brasileiro em 2023 e as suas tecnologias promovem uma evolução do mercado de geração distribuída no país, possibilitando novas aplicações e negócios para os players do setor e ao mesmo tempo soluções inteligentes e eficazes para o consumidor final. De acordo com a empresa, estas soluções fazem parte da transição do setor de GD para uma matriz energética inteligente e integrada, que acontece em outros países e está começando no Brasil.

Ao desenvolvermos essas soluções, estamos colaborando com o cliente e dando a ele a oportunidade de incorporar qualquer recurso desejado ao seu sistema residencial, o que nos traz vantagens competitivas no mercado”, complementa o Mendes.

Inversores

No centro da solução EcoSmart Home estão os inversores GoodWe híbridos FLEX da linha ES G2, com potências de 3,5kW (127Vac), 3,6kW (220Vac) e 6,0kW (220Vac). Todos contam com 2 MPPTs e compatibilidade com módulos de alta potência.

Emparelhados com baterias LiFePO4 de 48Vcc da linha Lynx Home U (5,4kWh a 32,4kWh), os inversores permitem que o sistema armazene o excesso de energia para uso doméstico posterior ou em momentos de falta de rede pública, garantindo economia e fornecimento ininterrupto. Durante uma tempestade ou apagão, o modo de back-up é ativado instantaneamente, proporcionando fornecimento contínuo de energia.

Solar integrada à construção, um novo mercado para a GoodWe

O pacote de soluções também oferece opções para sistemas fotovoltaicos integrados à construção (BIPV), como a linha Sunshine de telhas FV, que traz dois modelos: BMT-S1/032A (92W/cor ébano) e BMT-S1/032A (70W/cor ocre). De rápida e fácil instalação, a Sunshine se integra perfeitamente à arquitetura da residência, sendo possível compor um telhado junto com telhas planas convencionais de cerâmica, cimento e outros materiais. Sua estrutura integrada de vidro duplo temperado garante a segurança da estrutura do telhado, que conta com ventilação otimizada para a dissipação de calor, resistência contra impactos, resistência a incêndios e impermeabilidade na cobertura. Os produtos marcam a entrada da GoodWe no mercado de BIPV.

Chegada ao mercado de microinversores

Complementando os componentes de hardware, a EcoSmart Home marca a entrada da empresa no mercado de microinversores, com a novíssima linha MIS. Os microinversores da GoodWe chegam ao Brasil em potências de 1,6 kW, 1,8 kW e 2 kW, todos com 4 MPPTs individuais com entrada para módulos de alta potência e compatibilidade de comunicação via Wi-Fi ou Zigbee.

“Estamos iniciando a nossa jornada nos mercados de microinversores e de painéis solares. Esses produtos só confirmam a consolidação da GoodWe no mercado de energia solar como uma empresa fornecedora de soluções completas. Queremos fomentar a instalação de sistemas residenciais no Brasil e em toda a América do Sul”, detalha Fábio Mendes.

Mobilidade elétrica

Outra novidade no portfólio da empresa são os carregadores para veículos elétricos da linha HCA. A GoodWe lançará no evento carregadores com capacidade de carregamento rápido, proteções incorporadas e integração com o tradicional sistema de gestão remoto da empresa, o SEMS, para monitoramento e controle dos carregadores, inversores, baterias e medidores inteligentes. Os modelos monofásicos (7kW) e trifásicos de (11kW e 22kW), garantem carregamento seguro e rápido para aplicações residenciais com ou sem sistemas fotovoltaicos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.