Renováveis geram mais 90% da energia consumida nos quatro primeiros meses de 2023

Share

A geração de energia das fontes hidráulica, eólica e solar respondeu por 91,4%, na média, da energia elétrica distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), entre os meses de janeiro e abril, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em igual período de 2022, a participação de geração das fontes renováveis foi de 87,8%.

Os resultados são reflexo não só do bom aproveitamento de recursos, como também da ampliação do número de usinas, o crescimento das fontes renováveis, notadamente eólica e solar, assim como os bons resultados de Energia Armazenada (EAR) aferidos no período úmido de 2022/2023.

Só em abril, essas três fontes somadas corresponderam 89,4% da energia gerada. Esse montante foi de 91% em janeiro, 92,6% em fevereiro e 92,4% em março.

O percentual por fonte indica que, entre os meses de janeiro a abril, em média, a geração hidráulica correspondeu a 77,2% do total, a eólica, 11,5%, e a geração solar, 2,7%.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.