Cinco empresas acordam investir em solar para produção de hidrogênio verde no Piauí

Share

Cinco empresas oficializaram intenções de aplicar recursos em energia fotovoltaica para produção de hidrogênio verde no Piauí. Os acordos foram assinados na passada sexta-feira (7), no Summit Piauí-Europa em Lisboa, Portugal.

As empresas incluem a alemã Solar Outdoor Media. “O CEO Luciano Guido assinou agora há pouco o nosso memorando de entendimento e, assim como outros empresários, tem a intenção de fazer um investimento de energia renovável, especialmente na fonte solar, para a produção de hidrogênio verde no Piauí”, disse Rafael Fontele, governador do Piaui, na sua conta Twitter. “O grupo tem projetos no mundo inteiro e está apostando em nosso Estado para esse investimento”.

As restantes empresas estão sedeadas no Brasil: Celeo Redes, All Energy, Quinta Solar Energia e Solatio. A Celeo Redes, por exemplo, formalizou o plano de expandir o volume dos seus investimentos no estado nordestino. O grupo tem aproximadamente R$ 2 bilhões já investidos em produção de energia solar e linhas de transmissão no território piauiense. “Temos interesse em dobrar os nossos investimentos no Estado. Temos oportunidade e gostaríamos de continuar contando com o governo para tirar esses projetos do papel “, frisou Maurício Scovino, CEO do Grupo Celeo.

A Quinta Solar Energia, por outro lado, já possui uma planta solar na região norte do Piauí, com capacidade de geração acima de 1 GW. “Agora, a partir desse memorando de entendimento que assinamos hoje, a empresa planeja investir também no hidrogênio verde, o combustível do futuro, e tem o Piauí como parceiro estratégico para esse empreendimento”, destacou o governador.

O investimento em produção de hidrogênio verde também está despegando em outros estados do Brasil. No início de abril, a Engie Brasil Energia assinou um Protocolo de Intenções com a Invest Paraná para desenvolver projetos de grande escala de produção de hidrogênio verde no estado do Paraná, por exemplo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.