SP lidera geração própria de energia solar pela primeira vez

Share

Em fevereiro, São Paulo ultrapassou Minas Gerais em capacidade instalada de geração distribuída. Na virada de março para abril, o estado voltou a destronar MG, desta vez na subcategoria de GD da geração própria de energia solar, segundo dados da Absolar. É a primeira vez que MG não ocupa o topo da lista deste segmento do mercado fotovoltaico, desde a sua instituição em 2012.

São Paulo conta com mais de 2,4 GW de solar para geração própria em operação, 13,8% da potência instalada no Brasil. Minas Gerais segue com 13,7%, com Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso completando o top 5.

Existem mais de 282,5 mil conexões operacionais espalhadas por todos os 645 municípios paulistas, segundo o levantamento. Ao todo, são mais de 329,7 mil consumidores de energia elétrica solar.

A isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a geração solar até 5 MW desde o final de fevereiro em SP provavelmente influenciou o bom desempenho do estado. “O governo estadual tem clareza que a energia solar e outras fontes limpas são um fator de fomento para a nova industrialização por meio de novas tecnologias”, disse Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da Absolar.

Dados recentemente publicadas pela associação revelam que SP também continua a liderar o ranking da geração distribuída solar. O estado conta com 2.629,7 MW de potência acumulada instalada até dia 5 de abril. Minas Gerais segue em segundo lugar com 2.612,7 MW, Rio Grande do Sul com 2.095,3 MW, Paraná com 1.880,8 MW e Mato Grosso com 1.154,6 MW. Estes valores correspondem a 13,5%, 13,4% e 10,8%, 9,7% e 5.9% do total, e juntos perfazem 53,3% da GD solar no Brasil.

Acre, Amapá e Roraima, cobertos em grande parte pela floresta amazônica, ocupam os últimos lugares da tabela, com 48,5 MW, 28,2 MW e 21,7 MW de potência instalada, respetivamente.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.