Rebolledo, eleito para o triênio 2023-2025 tendo “a solidariedade, a justiça e a integração regional” como norteadores de sua gestão, sucede ao uruguaio Alfonso Blanco, que ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos.
Na cerimônia de posse, o ex-ministro da presidência Michelle Bachelet assegurou: “A agenda da nossa região continua sendo a agenda do desenvolvimento: o crescimento econômico e a redução da desigualdade são nossos imperativos. Economias mais integradas, mercados mais eficientes, maior investimento e emprego são objetivos de todos os governos da região”.
“O atual contexto internacional, cheio de ameaças, também apresenta oportunidades para a América Latina e o Caribe. É uma região enormemente privilegiada pela sua riqueza de recursos naturais, líder na incorporação de fontes renováveis de energia, com elevada complementaridade entre os nossos países, e uma dotação apreciável de capital humano e capacidades institucionais”.
Para o seu plano de gestão, Rebolledo assegurou que irá focar-se nestes pontos: apoiar a integração regional de forma pragmática e concreta, promover a segurança energética, fortalecer a agenda energética-climática da região e monitorar as transições energéticas, promover a inovação e a mudança tecnológica, intensificar as ações para melhorar a inclusão.
“Buscaremos multiplicar a cooperação entre os países da América Latina e do Caribe, apoiar projetos de integração energética na região, estabelecer um diálogo institucional com o setor privado e fortalecer a estrutura da organização”, afirmou, acrescentando que vê “ essencial que Olade renove seu ativismo a fim de promover acordos regionais para mitigar os riscos e otimizar as oportunidades da complementaridade energética dos países”.
Como ministro da energia do Chile, Rebolledo foi um ator importante no momento que o setor de energia renovável não convencional vive atualmente no país sul-americano.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.