Fabricante alemão lança inversor de carboneto de silício para aplicações residenciais

Share

From pv magazine International

Katek Memmingen GmbH diz que está atualmente fabricando seu inversor trifásico coolcept fleX de 4,6 kW com semicondutores de carboneto de silício (SiC) fornecidos pela Navitas Semiconductor, com sede nos EUA.

Os inversores baseados em carboneto de silício são conhecidos por terem densidades de potência mais altas, com menos necessidade de resfriamento e custos gerais de sistema mais baixos do que os inversores tradicionais. No entanto, defeitos na interface entre o carboneto de silício e o material isolante de dióxido de silício ainda podem representar um problema para esses dispositivos.

“Os dispositivos de energia GeneSiC da Navitas, baseados na tecnologia SiC MOSFET, podem operar em altas temperaturas e altas velocidades, resultando em até 25°C de temperatura inferior e vida útil até três vezes mais longa do que os produtos convencionais”, disseram as duas empresas em comunicado conjunto. “Devido à sua capacidade documentada de “avalanche” 100% comprovada, tempo de resistência de curto-circuito 30% mais longo e tensão limite para paralelismo simples, os MOSFETs GeneSiC são adequados para aplicações de alta potência e rápido tempo de lançamento no mercado.”

O fabricante alemão de inversores fotovoltaicos disse que o inversor coolcept fleX de 4,6 kW agora inclui 16 SiC MOSFETs do modelo GeneSiC G3R75MT12. “Esses dispositivos de 1.200 V e 75 mΩ são organizados em um conversor de dois níveis com conversores boost bidirecionais e uma topologia H4 para saída de tensão CA”, disse a empresa.

A ficha do produto mostra que os produtos coolcept fleX sem semicondutores SiC têm uma eficiência de 98,0% e eficiências europeias que variam de 97,0% a 98,0%. Eles medem 399 mm x 657 mm x 222 mm e pesam 12 kg. Apresentam rastreadores MPP individuais, com uma potência de entrada máxima de 6,1 kW por rastreador. A tensão máxima de entrada é de 1.000 V e a faixa de tensão MPP está entre 250 V e 800 V. O sistema também possui proteção IP65 e um sistema de resfriamento baseado em um ventilador controlado.

“Ao reduzir o tamanho e o peso dos componentes passivos devido ao aumento da frequência de comutação, o inversor Katek supera os inversores mais antigos baseados em silício em termos de tamanho e peso”, disse o fabricante.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...