A Sharp anunciou esta semana que a concessionária japonesa Tohoku Electric Power usará as baterias residenciais da empresa implantadas em sua área de serviço para fornecer capacidade de balanceamento do lado da demanda.
O fabricante japonês de eletrônicos explicou que todas as baterias são operadas por meio de seu Sistema de Gerenciamento de Energia Doméstica (HEMS) baseado em nuvem e o Aplicativo móvel Cocoro Energy, que permite aos usuários gerenciar vários eletrodomésticos Sharp.
“A IA aprenderá os padrões de estilo de vida de cada família e o status de geração de energia solar e consumirá com eficiência a eletricidade gerada, contribuindo para reduzir as contas de eletricidade dos clientes”, informou a Sharp em um comunicado. “A Cocoro Energy controlará com eficiência o autoconsumo de energia em circunstâncias normais e, durante o controle de resposta à demanda (DR), nossa empresa controlará remotamente a bateria em nome do cliente com base no plano de controle DR da Tohoku Electric Power, contribuindo para ajustar o equilíbrio entre oferta e demanda de energia.”
Os clientes que participam do programa de resposta à demanda (DR) ganharão pontos por meio do programa Yorisou e-Net da Tohoku Electric Power. Sob esta iniciativa, os pontos acumulados podem ser trocados por produtos eletrônicos locais nas regiões de Tohoku e Niigata.
“Esta iniciativa muda os padrões de uso de eletricidade sem que o cliente tenha que operar o equipamento por conta própria”, disse a Tohoku Electric. “Ao controlar remotamente o modo de bateria e carregar/descarregar, levando em consideração o equilíbrio entre o consumo e a produção de eletricidade, pretendemos garantir um fornecimento de energia estável usando baterias para cobrir o uso de energia durante períodos de falta de energia.”
A concessionária também observou que os pontos concedidos refletem os custos de eletricidade incorridos por meio do controle remoto. No entanto, dependendo do tipo de dispositivo e de como os clientes usam a energia, suas contas de eletricidade podem exceder o valor dos pontos ganhos.
A empresa também esclareceu que o controle remoto de baterias de armazenamento pressupõe a instalação de um sistema fotovoltaico. “O controle remoto de baterias de armazenamento não afeta significativamente o número de ciclos de carga e descarga, portanto, não esperamos uma degradação substancial da bateria. No entanto, não podemos garantir que a deterioração não se acelere”, acrescentou.
A Sharp atualizou recentemente seu sistema baseado em IA Eee Connect, um sistema para uso eficaz de eletricidade gerada por energia fotovoltaica, conectando sistemas residenciais de energia solar, baterias de armazenamento, eletrodomésticos e veículos elétricos (VEs).
No início do ano passado, também revelou um novo carregador de VEs baseado na tecnologia V2H que facilita os fluxos bidirecionais entre casas movidas a energia solar e veículos elétricos.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.