O Ministério das Finanças da China e a Administração Tributária do Estado anunciaram uma redução no desconto do imposto de exportação para produtos fotovoltaicos. A partir de 1º de dezembro, o desconto para células solares desmontadas (Código HS 85414200) e módulos fotovoltaicos montados (Código HS 85414300) cairá de 13% para 9%.
O desconto reduzido reduzirá os impostos reembolsados para os exportadores chineses de PV, reduzindo as margens de lucro. As empresas podem responder aumentando os preços de exportação para compensar possíveis perdas.
“Embora a taxa reduzida de desconto de exportação tenha um impacto mínimo nos custos de produção para os fabricantes fotovoltaicos chineses, é provável que forneça suporte para os preços no exterior, ajudando em uma possível recuperação”, disse a empresa de pesquisa Shanghai Metals Market (SMM). “No entanto, se os preços realmente subirão depende muito da dinâmica de oferta e demanda nas respectivas regiões.”
O ajuste segue um ano de queda nos preços dos produtos fotovoltaicos, impulsionados pelo aumento da capacidade de produção em toda a cadeia de valor do setor. Em outubro, os preços de licitação doméstica na China caíram abaixo de CNY 0,62 (US$ 0,08)/W, o que é amplamente considerado abaixo do custo de produção.
Para evitar novas quedas de preços e perdas financeiras significativas, a Associação da Indústria Fotovoltaica da China (CPIA) organizou uma reunião a portas fechadas em outubro com os principais fabricantes de energia fotovoltaica e empresas estatais de energia.
Eles concordaram com um “preço mínimo” de CNY 0,68 / W, com as empresas estatais de energia se comprometendo a rejeitar propostas abaixo desse preço em licitações de grande escala, enquanto os fabricantes se comprometeram a não fazer lances inferiores em competições domésticas.
Wang Shujuan, fundador da Zhihui Photovoltaic, observou que a redução do desconto de impostos apóia os esforços da CPIA para estabilizar os preços, principalmente nos mercados internacionais.
Alguns analistas do setor, que falaram à pv magazine sob condição de anonimato, disseram que a redução do desconto de impostos faz parte de uma estratégia de longo prazo.
Com os produtos fotovoltaicos chineses dominando os mercados globais, eles disseram que o governo pode eventualmente eliminar totalmente os descontos de impostos de exportação.
Essa mudança pode aumentar os preços internacionais dos módulos fotovoltaicos, mantendo a lucratividade dos principais fabricantes de energia solar da China.
“A redução de 13% para 9% pode ser apenas o começo”, observou um analista, enfatizando o potencial de novos ajustes no futuro.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.