Pesquisadores colombianos projetam sistema agrivoltaico com torres hidropônicas

Share

Da pv magazine Global

O Grupo de Pesquisa em Máquinas e Acionamentos Elétricos (EM&D) da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) desenvolveu um protótipo de sistema que integra painéis solares com torres de cultivo hidropônico, permitindo que vegetais cresçam usando água da chuva.

“Dessa forma, cada metro quadrado pode ser usado para produzir alimentos e gerar energia ao mesmo tempo”, disseram os pesquisadores, observando que o sistema ainda está na fase de protótipo. “A ideia é criar uma estrutura onde vegetais como alface, acelga e espinafre cresçam na água em vez de no solo.”

A torre tem um design modular com anéis de 20 cm empilhados para formar estruturas de até 2,5 metros de altura, otimizando o espaço para cultivar 80 plantas por metro quadrado, em comparação com 10 nos métodos tradicionais.

Seu layout vertical reduz a tensão sobre os agricultores, facilitando o acesso às plantas e minimizando a flexão, o que é comum na agricultura convencional.

O sistema, que é projetado para coletar água da chuva, maximiza o uso de recursos para a produção agrícola. Embora seja destinado principalmente a vegetais, ele pode se adaptar a outras culturas ou aplicações.

“Por exemplo, em Ubaté, um município leiteiro por excelência, painéis solares poderiam ser instalados nos locais onde o gado está e, assim, energia e leite seriam produzidos ao mesmo tempo”, explicaram os pesquisadores.

Os pesquisadores da UNAL estão enfrentando o desafio das sombras dos painéis solares que reduzem a produtividade das culturas testando painéis semitransparentes que permitem que mais luz alcance as plantas, reduzindo o potencial impacto negativo.

A próxima fase de desenvolvimento envolverá testar a resistência e durabilidade do sistema para garantir que as torres e os painéis solares possam suportar as fortes chuvas e ventos fortes de Cundinamarca.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Como o primeiro leilão de reserva de capacidade de 2025 pode impactar a demanda por BESS
15 janeiro 2025 Governo planeja dois leilões para este ano e aumentou o número de produtos que poderão ofertar potência, térmica ou hidrelétrica, no primeiro. Em entr...