Governo de Minas, Unifei e GWM assinam termo para cooperação em células de hidrogênio verde

Share

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência vinculada Invest Minas, firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa chinesa FTXT (GWM Hydrogen), subsidiária da Great Wall Motors (GWM), e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A assinatura ocorreu no início de novembro na cidade de Xangai.

O acordo visa a transferência e intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa em caminhões e outros veículos da FTXT/GWM, que serão abastecidos no Centro de Hidrogênio Verde da universidade e irão fazer, de maneira experimental, a rota entre a cidade do Sul do estado e São Paulo (SP).

O MoU tem validade de 12 meses, renováveis por mais 60, e prevê a cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, testando uma rota sustentável de transporte.

“Desde que aderimos ao Race to Zero (campanha global para zerar emissões de carbono até 2050), o setor produtivo também tem caminhado junto nesse sentido em Minas Gerais. Isso facilita o trabalho do governo, que não precisa impor. Os produtores, como os de café, já estão tendo consciência de terem uma produção sustentável”, observou o governador Romeu Zema.

“Nossa orientação é para que qualquer produção dentro do estado ligada a energia renovável tenha um tratamento tributário diferenciado, para que fique mais competitiva. No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e vamos continuar assim. Queremos ser referência em energia renovável”, completou o governador.

Perspectivas para o futuro: fábrica de células a combustível

Os caminhões são equipados com células a combustível que convertem hidrogênio em eletricidade, oferecendo uma alternativa de baixa emissão para veículos de carga pesada. A Unifei fornecerá o hidrogênio e colaborará em pesquisas sobre essa tecnologia.

O grupo chinês tem demonstrado interesse em expandir seus negócios no país, com Minas à frente quando o tema for importação e comercialização de veículos.

Para isso, reuniões com entidades do governo foram realizadas para analisar as políticas tributárias que podem impactar no plano de negócios da montadora nos principais estados do país.

A cooperação com a Unifei poderá levar à instalação de uma fábrica de células a combustível em Minas Gerais, o que consequentemente atrai investimentos e incentiva a criação de uma cadeia produtiva local para tecnologias de hidrogênio.

Além disso, o projeto contribuirá para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio, ampliando o acesso a soluções energéticas sustentáveis no estado.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Como o primeiro leilão de reserva de capacidade de 2025 pode impactar a demanda por BESS
15 janeiro 2025 Governo planeja dois leilões para este ano e aumentou o número de produtos que poderão ofertar potência, térmica ou hidrelétrica, no primeiro. Em entr...