Solar Americas Capital instala usina solar de 5 MW no modelo behind-the-meter para a Ambev

Share

A Solar Americas Capital e a Ambev anunciam o lançamento operacional de uma usina solar de grande escala no modelo behind-the-meter no Brasil. A instalação está localizada em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, e possui uma potência pico de 5 MW, com aproximadamente 9 mil painéis solares instalados adjacentes à fábrica da Ambev.

A solução behind-the-meter significa que a instalação solar gera energia e a entrega diretamente ao consumidor, sem acessar a rede de distribuição. “Um dos principais benefícios da implantação behind-the-meter está relacionado à simultaneidade entre a geração de energia e seu consumo, garantindo que a Ambev tenha acesso a 100% de energia certificável e renovável, ao mesmo tempo em que se beneficia de custos mais baixos, eliminando a necessidade da rede de transmissão e distribuição”, diz o diretor de Sourcing Estratégico da Ambev, Christian Ferrari. “Estamos felizes em ver os resultados e em fazer parceria com a Solar Americas neste projeto estratégico de longo prazo”, complementa.

Tiago Alves, diretor comercial da Solar Americas

Imagem: pv magazine

A usina solar irá gerar cerca de 7 mil MWh de energia limpa por ano, o equivalente ao consumo de 3 mil casas. “O projeto demonstra o compromisso da Ambev com a proteção ambiental e a inovação. Estamos orgulhosos de sermos selecionados para trabalhar com uma equipe tão excelente na Ambev”, afirma o cofundador e diretor comercial da Solar Americas, Tiago Alves à pv magazine durante o evento Imersão GD, da Greener, esta segunda-feira.

A crescente demanda das empresas e indústrias por energia renovável é muito importante para a transição energética, com impactos ambientais, sociais e de governança positivos. A geração distribuída e no local de energia renovável otimiza a infraestrutura da rede energética e reduz as emissões de gases de efeito estufa.

A energia solar fotovoltaica aborda o trilema energético ao fornecer segurança, economia e acessibilidade. Nesse contexto, “a Solar Americas cofinancia, identifica, constrói e gerencia ativos solares para parceiros comerciais e industriais, contando com uma equipe com mais de 25 anos de experiência trabalhando nos mercados de energia solar e finanças do Reino Unido e do Brasil. O lançamento da usina solar de Cachoeiras de Macacu marca um grande avanço para a Solar Americas, que continua comprometida em fornecer soluções de energia limpa, renovável e acessível para seus clientes em todo o mundo”, finaliza o cofundador e diretor Financeiro da Solar Americas, José Tenório.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Um resumo dos lançamentos na Intersolar 2024
06 setembro 2024 Empresas ampliaram ofertas de armazenamento e inversores híbridos, mirando diversas aplicações para consumidores de pequeno e grande porte. Confira al...