WoodMac prevê 3,8 TW de nova energia solar até 2033

Share

Da pv magazine Global

Espera-se que os desenvolvedores de energia solar instalem 3,8 TW (AC) de capacidade global entre 2024 e 2033, de acordo com a última previsão da Wood Mackenzie.

Os analistas preveem que as novas instalações eólicas e solares atingirão um total combinado de 5,4 TW, elevando o total global acumulado das duas tecnologias para 8 TW até 2033. A capacidade de armazenamento de energia, excluindo hidrelétricas bombeadas, também deve crescer mais de 600% no mesmo período, com quase 1 TW de nova capacidade programada para entrar em operação.

O vice-presidente de pesquisa global de energias renováveis da Wood Mackenzie, Luke Lewandowski, relatou que o crescimento é esperado apesar da inflação, restrições da rede e desafios de licenciamento.

“A demanda global por energias renováveis atingiu níveis sem precedentes, impulsionada por metas políticas em nível nacional, inovação tecnológica e preocupações com a segurança energética”, explicou. “O armazenamento de energia terá a pegada geográfica mais equilibrada em relação às perspectivas, em parte devido ao seu importante papel em ajudar a disponibilizar energia renovável”.

Se as previsões da Wood Mackenzie forem precisas, a capacidade solar global instalada cumulativa quase quadruplicará entre 2024 e 2033. O crescimento será impulsionado pela China, que deverá responder por 50% da nova capacidade.

O analista principal de fotovoltaica distribuída da Wood Mackenzie, Juan Monge, revelou que os preços ultrabaixos dos módulos intensificaram a taxa de implantações solares na Europa e na China no ano passado e continuarão a fazê-lo no curto prazo.

“Em última análise, maximizar a capacidade solar fotovoltaica e a capacidade de energia eólica nos próximos 10 anos dependerá de desenvolvimentos tecnológicos adicionais: desde a expansão da infraestrutura da rede até o incentivo a soluções de flexibilidade, transporte e eletrificação de aquecimento”, acrescentou Monge.

A Wood Mackenzie afirmou que os aumentos ano a ano na energia solar instalada continuarão até 2026, quando prevê uma desaceleração de dois anos devido a uma pausa esperada na atividade de desenvolvimento, antes que a próxima rodada de compras planejadas impulsione uma implantação mais alta. No início deste ano, previu  um crescimento forte, mas estável,  na implantação anual de energia solar até 2032.

A Wood Mackenzie informou que o mercado global de armazenamento de energia está a caminho de atingir 159 GW/358 GWh até o final deste ano. Ele prevê que 926 GW/2.789 GWh serão adicionados até o final de 2033 – um aumento de 633% em relação ao nível atual. Espera-se que a China continue sendo a líder global, com uma média de 42 GW/120 GWh em crescimento anual de capacidade previsto nos próximos 10 anos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...