WoodMac prevê 3,8 TW de nova energia solar até 2033

Share

Da pv magazine Global

Espera-se que os desenvolvedores de energia solar instalem 3,8 TW (AC) de capacidade global entre 2024 e 2033, de acordo com a última previsão da Wood Mackenzie.

Os analistas preveem que as novas instalações eólicas e solares atingirão um total combinado de 5,4 TW, elevando o total global acumulado das duas tecnologias para 8 TW até 2033. A capacidade de armazenamento de energia, excluindo hidrelétricas bombeadas, também deve crescer mais de 600% no mesmo período, com quase 1 TW de nova capacidade programada para entrar em operação.

O vice-presidente de pesquisa global de energias renováveis da Wood Mackenzie, Luke Lewandowski, relatou que o crescimento é esperado apesar da inflação, restrições da rede e desafios de licenciamento.

“A demanda global por energias renováveis atingiu níveis sem precedentes, impulsionada por metas políticas em nível nacional, inovação tecnológica e preocupações com a segurança energética”, explicou. “O armazenamento de energia terá a pegada geográfica mais equilibrada em relação às perspectivas, em parte devido ao seu importante papel em ajudar a disponibilizar energia renovável”.

Se as previsões da Wood Mackenzie forem precisas, a capacidade solar global instalada cumulativa quase quadruplicará entre 2024 e 2033. O crescimento será impulsionado pela China, que deverá responder por 50% da nova capacidade.

O analista principal de fotovoltaica distribuída da Wood Mackenzie, Juan Monge, revelou que os preços ultrabaixos dos módulos intensificaram a taxa de implantações solares na Europa e na China no ano passado e continuarão a fazê-lo no curto prazo.

“Em última análise, maximizar a capacidade solar fotovoltaica e a capacidade de energia eólica nos próximos 10 anos dependerá de desenvolvimentos tecnológicos adicionais: desde a expansão da infraestrutura da rede até o incentivo a soluções de flexibilidade, transporte e eletrificação de aquecimento”, acrescentou Monge.

A Wood Mackenzie afirmou que os aumentos ano a ano na energia solar instalada continuarão até 2026, quando prevê uma desaceleração de dois anos devido a uma pausa esperada na atividade de desenvolvimento, antes que a próxima rodada de compras planejadas impulsione uma implantação mais alta. No início deste ano, previu  um crescimento forte, mas estável,  na implantação anual de energia solar até 2032.

A Wood Mackenzie informou que o mercado global de armazenamento de energia está a caminho de atingir 159 GW/358 GWh até o final deste ano. Ele prevê que 926 GW/2.789 GWh serão adicionados até o final de 2033 – um aumento de 633% em relação ao nível atual. Espera-se que a China continue sendo a líder global, com uma média de 42 GW/120 GWh em crescimento anual de capacidade previsto nos próximos 10 anos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Grupo Carrefour Brasil planeja fechar 2025 com 25 usinas solares em seus telhados
11 junho 2025 Atualmente, as unidades do grupo já contam com duas usinas em Canoas (RS) e em Americana (SP). Uma terceira usina deve entrar em operação em Recife (P...