Cemig contrata usina solar de 500 kWp e armazenamento em baterias de 1 MWh para reforçar sistema de distribuição

Share

A Cemig está com processo licitatório aberto para a compra de Sistema de Alimentação de Energia Distribuído, composto por Sistema de Armazenamento e Energia em Baterias e Gerador Fotovoltaico, que será incorporado ao sistema de distribuição com capacidade de atender de forma autônoma os cerca de 500 consumidores do município de Serra da Saudade (MG).

“Trata-se de um projeto piloto, desenvolvido após ampla experiência em projetos realizados no âmbito do setor de Pesquisa & Desenvolvimento, que busca constantemente o uso e o aperfeiçoamento de novas tecnologias para melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os clientes da empresa. Mais informações serão divulgadas após a conclusão do processo licitatório”, esclareceu a empresa em nota à pv magazine.

Os objetos da licitação, que deve ser encerrada no próximo dia 16 de julho, são um sistema solar fotovoltaico de 500 kWp e um sistema de armazenamento em baterias de 1 MWh. O processo de licitação é o 530-TK20506 e o edital pode ser consultado aqui.

Desde 2016, a Cemig investe em P&D envolvendo a aplicação de sistemas de armazenamento em baterias na rede. A companhia investiu R$ 21 milhões em um projeto, encerrado em 2021, que resultou em um sistema de gestão de sistemas fotovoltaicos combinados com armazenamento de forma distribuída (EMS), reutilização de equipamentos e melhoria de qualidade da rede de distribuição em pontos críticos (compensação reativa), com capacidade para executar funções como arbitragem, redução de demanda na ponta e/ou
controle de tensão. Os resultados foram detalhado em um relatório da Aneel.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...