Empresa francesa oferece módulos solares adesivos para telhados que suportam pouco peso

Share

Da pv magazine Global

A Iko, uma empresa francesa especializada na impermeabilização de coberturas planas, está expandindo a sua oferta fotovoltaica. A empresa, que opera duas fábricas em Tourville-la-Rivière e Courchelettes, lançou novos módulos fotovoltaicos adesivos, leves e flexíveis, juntamente com os seus painéis solares emoldurados.

“Com um peso de aproximadamente 2,5 kg/m², a série Iko Excel Solar é ideal para reformas de terraços que não suportam a carga de painéis solares emoldurados e sistemas de montagem”, disse France Rolland Colin, gerente de produtos fotovoltaicos da Iko, à pv magazine.

Colin disse que os novos módulos também são adequados para novos edifícios, especialmente telhados inclinados ou curvos. O fabricante afirma que os módulos podem ser instalados em camada única ou dupla diretamente pelo impermeabilizante.

Eles apresentam células de silício cristalino e são fabricados por subcontratados na Ásia. Eles estão disponíveis em faixas de potência de 100 W a 520 W para eficiências de até 18,3%.

“A outra vantagem é que sua instalação pode ser feita diretamente pelos impermeabilizantes após nossa equipe técnica cuidar do layout”, disse Colin. “Isso significa que nossos clientes só precisam de um provedor de serviços.”

A Iko concluiu vários projetos com o seu novo produto Excel Solar, incluindo o do telhado do Nougat Chabert em Montélimar, concluído em janeiro de 2024.

A desenvolvedora francesa Urbasolar iniciou o projeto como um investimento de terceiros para renovar e instalar impermeabilização fotovoltaica. Após a fixação mecânica da primeira camada e a segunda soldada, os 3.733 m² de impermeabilização foram revestidos com 2.050 módulos autoadesivos, totalizando uma potência total de 275 kW.

A empresa também construiu outras instalações, como um projeto de 550 kW numa fábrica do grupo Cemoi e num centro comercial na área metropolitana de Toulouse.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.