Startup norte-americana usa resíduos agrícolas para produzir baterias seguras e de baixo custo

Share

Da pv magazine Global

A SorbiForce, com sede nos EUA, disse que projetou seus sistemas de armazenamento de energia de baterias para serem completamente recicláveis, reduzindo o impacto ambiental e promovendo uma economia circular.

Sua tecnologia não depende de recursos fósseis e, em vez disso, utiliza subprodutos agrícolas, como palha e salmoura de usinas de dessalinização, tornando-os uma alternativa sustentável às baterias de íons de lítio.

A empresa usa seu próprio carbono ultraporoso, água e sal para desenvolver seus sistemas de armazenamento de baterias. Ela emprega matérias-primas de origem local que são abundantes na maioria dos locais nos EUA, mitigando assim os riscos da cadeia de suprimentos associados aos componentes tradicionais da bateria.

De acordo com a SorbiForce, sua bateria é resistente a danos mecânicos, não inflamável, não explosiva, não tem problema com sobrecarga, não requer resfriamento e não tem fuga térmica. “O sal de bromo ZnBr2 em nossa bateria é usado no combate a incêndios”, diz a empresa.

O custo de 1 kWh é 1,8 vezes menor do que o preço de 1 kWh no mercado de baterias de íons de lítio, afirma a empresa.

No final de sua vida útil, as baterias podem ser facilmente descartadas, totalmente recicladas e reaproveitadas como composto orgânico, deixando um impacto ambiental mínimo.

A tecnologia é apontada como facilmente escalável, oferecendo uma faixa de potência de 120 kW a 1 MW e capacidade de armazenamento de 500 a 700 kWh.

O sistema mede seis metros de comprimento, 2,4 metros de largura, 2,6 metros de altura e pesa 18,9 toneladas.

O sistema precisa de quatro horas para carregar e o máximo para descarregar. A SorbiForce garante 5 mil ciclos de carga-descarga e tem a meta de estender isso para 10 mil.

“No momento, estamos introduzindo baterias com ciclos de 4 horas e 12 horas. Isso significa 4 horas de carregamento/4 horas de descarga e 12 horas de carregamento/12 horas de descarga. No entanto, podemos fabricar baterias que variam de 30 minutos a 24 horas”, disse o fundador e CEO da SorbiForce, Serhii Kaminskyi, à pv magazine Energy Storage. “Estamos focados em aplicações industriais para operações intradiárias”.

Para continuar lendo, visite nosso novo  site ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Greener aponta oportunidades em novos serviços para além da instalação fotovoltaica
03 dezembro 2024 Até 30% de economia no ACL e 1,4 milhão de VEs previstos até 2030 são algumas das oportunidades listadas pela consultoria como chances para os integra...