Mercado livre de energia fecha 2023 com 41% do consumo elétrico nacional

Share

O balanço do desempenho consolidado do mercado livre de energia em 2023 apurado pela Abraceel no Boletim da Energia Livre mostra que, em 2023, o ambiente de contratação livre registrou 38.531 unidades consumidoras, um ganho de 7.169 unidades consumidores, que consumiram 24.154 MW médios no ano passado, montante suficiente para abastecer todos os consumidores residenciais, comerciais, industriais e rurais que usam energia elétrica em baixa tensão e ainda não têm direito de escolher o fornecedor de energia.

O faturamento exclusivo da atividade de comercialização de energia somou R$ 100 bilhões aproximadamente – o valor não considera impostos, encargos e tarifas de uso do sistema de distribuição e transmissão.

O mercado livre se consolidou como indutor do desenvolvimento de fontes renováveis de energia, absorvendo 49% a energia gerada por usinas eólicas, 59% por solares centralizadas, 77% da energia das usinas a biomassa e 58% por PCH. Destaca-se, ainda, que importante parcela do consumo do mercado livre é atendido por grandes hidrelétricas, o que torna a matriz do mercado livre praticamente toda renovável.

O balanço anual mostra ainda que no Pará (55%) e em Minas Gerais (53%), mais da metade da eletricidade demandada mensalmente pelos consumidores locais foi proveniente do mercado livre de energia. Os dois estados são seguidos por Paraná (43%), Maranhão (43%), São Paulo (39%), Santa Catarina (37%), Bahia (36%) e Rio Grande do Sul (34%).

O boletim completo pode ser acessado aqui.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.