ONS contrata PSR e Tempo OK para desenvolver previsão de geração solar de curtíssimo e curto prazo

Share

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avançou em mais uma licitação do Projeto META II. Na última quinta-feira, 25 de abril de 2024, concluiu assinatura do contrato para o subprojeto Solar – Consultoria 1, com a joint venture formada pelas empresas PSR Soluções e Consultoria em Energia LTDA e Tempo OK Tecnologia em Meteorologia Ltda..

As empresas que formam o consórcio vão prestar os serviços de consultoria que incluem o desenvolvimento de modelos para previsão de geração solar fotovoltaica, considerando os horizontes de curtíssimo e curto prazo, que se estende desde um dia até um mês à frente. Além disso, são esperados avanços para os processos que contemplem a análise e o tratamento de dados observados e previstos, metodologias de previsão de variáveis meteorológicas, e técnicas de exploração e utilização destes dados. O contrato terá vigência até 23 de novembro de 2025.

A formalização do contrato foi possível após encerramento do prazo de solicitação de esclarecimento, reclamação ou recurso, encerrado em 4 de abril de 2024, conforme constava no processo de licitação conduzida pelo ONS no âmbito do Projeto Meta II, em parceria com o Ministério de Minas e Energia e Banco Mundial.

“Essa conquista é resultado da sinergia entre a PSR e a Tempo OK, que combinam equipes de grande capacidade técnica e um portfólio de conhecimentos e experiências com ferramentas analíticas e climatológicas, desenvolvimento de novas metodologias e técnicas estatísticas e computacionais avançadas aplicadas no Brasil e em dezenas de países em todos os continentes. Estamos felizes em poder contribuir para que o ONS tenha os melhores recursos analíticos e de sensoriamento para enfrentar o desafio, que é mundial, da previsão de produção renovável”, afirma Mario Veiga,

O objetivo da parceria é contribuir para dar mais robustez e eficiência ao Sistema Interligado Nacional por meio da melhoria na previsibilidade da geração solar, diz o fundador e diretor executivo da Tempo OK, João Hackerott. “Isso beneficiará não apenas o operador, mas toda a sociedade que busca um futuro mais limpo e sustentável”, afirma.

Para isso, o conjunto de soluções propostas pelo consórcio PSR/Tempo OK envolve a construção de uma base de dados de irradiância e geração solar, o desenvolvimento de um sistema de previsão meteorológica e a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial para aprimorar as previsões.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.