ONS inicia licitação para contratação da segunda consultoria para o subprojeto de previsão de fonte solar

Share

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) iniciou o processo de seleção de empresas para uma licitação internacional para contratação de consultoria para execução do subprojeto Previsão Geração de Fonte Solar. O objetivo é desenvolver um modelo de previsão de geração solar fotovoltaica, considerando o horizonte de tempo real, que se estende de minutos até vinte e quatro horas à frente.

Além disso, são esperados avanços que contemplem o uso de diferentes metodologias de previsão de geração solar, considerando técnicas de machine learning, modelagem regressiva, smart persistence, além do emprego de previsão numérica do tempo, bem como a utilização de metodologias para análise e tratamento de dados solarimétricos e meteorológicos observados in situ e de dados de satélite.

O projeto integra a segunda etapa do projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto META II. A iniciativa é executada a partir de um acordo de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial, a fim de promover o desenvolvimento e a capacitação técnica do setor energético brasileiro. O projeto é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e a previsão é que termine até dezembro de 2025.

As empresas interessadas em participar devem apresentar portifólio comprovando o atendimento de critérios definidos para o processo. O prazo estipulado para entrega dos documentos é o dia 05/02/2024 por meio do e-mail compras@ons.org.br; cpereira@ons.org.br; e alexandre.ferreira@ons.org.br.​

No  dia 23/01 será realizada uma reunião virtual, na qual a equipe técnica do Operador estará disponível para esclarecimentos de dúvidas das empresas interessadas neste subprojeto.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.