O negócio de geração e armazenamento de energia da Tesla está em expansão, apesar de uma desaceleração dramática nas vendas de veículos elétricos.
A empresa relatou esta semana os maiores números trimestrais de armazenamento de energia já registrados, com uma capacidade acumulada de armazenamento de 4.053 MWh implantada no primeiro trimestre de 2024.
Foi a primeira vez que a Tesla incluiu os seus números de armazenamento de energia numa análise trimestral, que normalmente é reservada para a produção e entrega de veículos.
Esses números foram decepcionantes. A Tesla informou que produziu mais de 433 mil veículos e entregou aproximadamente 387 mil, o que representa cerca de 20 mil VEs a menos do que as estimativas mais pessimistas.
A empresa afirmou que o declínio nas vendas foi parcialmente devido à fase inicial do aumento da produção do Modelo 3 atualizado em sua fábrica em Fremont e às paralisações de fábrica devido aos desvios de transporte causados pelo conflito no mar Vermelho e um ataque criminoso na Gigafactory Berlim.
No entanto, os resultados não foram nenhuma surpresa. Em seu relatório ao investidor do quarto trimestre de 2023, a Tesla disse que a taxa de crescimento do volume de veículos seria notavelmente menor em 2024, à medida que continua trabalhando no lançamento de um veículo de próxima geração na Gigafactory Texas.
“Em 2024, a taxa de crescimento de implantações e receitas em nosso negócio de armazenamento de energia deverá ultrapassar o automotivo”, afirmou a empresa.
Acrescentou que espera um crescimento contínuo nos próximos 12 meses, enquanto as implantações continuarão a ser voláteis numa base sequencial, impactadas pela logística e pela distribuição global de projetos.
“Há muitos anos previ que o negócio de armazenamento cresceria muito mais rápido do que o negócio de automóveis”, disse o CEO da Tesla, Elon Musk, durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa. “E isso está acontecendo.”
No final do ano passado, as implantações de armazenamento de energia da Tesla atingiram 14,7 GWh. O total de instalações em 2023 foi mais que o dobro do que em 2022, um aumento de 125%. O lucro da divisão quase quadruplicou.
A Tesla disse que fornecerá mais informações em seu relatório de lucros trimestrais completo, que será divulgado em 23 de abril.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.