Solar deve acrescentar 300 GW em 2023, de acordo Rystad Energy

Share

Globalmente, a fonte deve acrescentar 300 GW em 2023, de acordo com a consultoria Rystad. O PowerCube da Rystad Energy, uma base de dados de ativos, mostra que 2023 será um ano recorde para novas instalações de capacidade de energia renovável. A capacidade global de energia solar fotovoltaica crescerá em 300 gigawatts (GW) e a capacidade eólica em 150 GW, com mais de 50% desta nova capacidade entrando em operação na China, 15% na Europa e 10% nos EUA.

A produção de energia a partir de combustíveis fósseis também continuou a crescer, com cerca de 190 GW a serem adicionados este ano.

Para as instalações de energia renovável, 2024 deve ser outro ano recorde. De acordo com os dados da consultoria, a quantidade de capacidade solar fotovoltaica que deverá entrar em operação no próximo ano será próxima de 330 GW da fonte, e 180 GW da energia eólica. Só estas duas fontes de abastecimento irão adicionar 911 terawatts-hora (TWh) de nova geração, representando um aumento de 3% na oferta total, o que deverá ser suficiente para cobrir o crescimento previsto da demanda. Outras fontes, como a hidroelétrica, a nuclear, o gás e o carvão, poderiam acrescentar 315 TWh de abastecimento, sinalizando mais um ano de mercados bem equilibrados.

“Mas o número crescente de fenômenos climáticos extremos e as contínuas tensões geopolíticas significam que poderá haver períodos de curta duração de preços mais elevados”, escreve o gerente de Renewables & Power Solution da Rystad, Carlos Torres Diaz.

Pelo menos 18 TW de nova capacidade solar fotovoltaica e eólica necessária até 2050

Para ver o crescimento necessário na capacidade de energia renovável ao longo dos próximos trinta anos para garantir um abastecimento suficiente e descarbonizar o setor energético, os governos terão de fazer mais para incentivar os projetos a avançar, avalia o especialista. Seria necessário ter 18 TW de capacidade fotovoltaica e eólica em operação no mundo até 2050 para ajudar o aquecimento global a permanecer abaixo de 1,9° Celsius. Para manter o aquecimento global abaixo de 1,6° Celsius, seria necessário o dobro da capacidade de energia renovável.

Na avaliação da consultoria, os desenvolvedores precisarão de incentivos fiscais adequados ou de preços atrativos para alcançar o crescimento exponencial necessário.

A cadeia de abastecimento de componentes de energia renovável tem crescido suficientemente rápido para ajudar a permitir a implantação exponencial de nova capacidade. Nossa solução solar rastreia a capacidade de fabricação de polissilício, lingotes e wafers, células, inversores e rastreadores. Os dados mostram que atualmente existem mais de 800 GW de capacidade de produção, o que é mais de 60% superior à taxa de instalação anual. Isto deverá garantir capacidade suficiente a longo prazo para ajudar a cumprir os ambiciosos objectivos climáticos definidos pelos governos de todo o mundo.

Brasil pode acrescentar 14 GW de solar em 2024

O Brasil já adicionou quase 10 GW da fonte solar em 2023. Foram 6,4 GW da geração distribuída (GD) e  3,3 GW de projetos de grande porte, da geração centralizada, de acordo com dados da Aneel consultados em 17/11. Agentes do mercado escutados pela pv magazine durante a Intersolar South America esperam que em 2023 e 2024 as novas conexões de GD solar se mantenham nesse patamar de 8 GW. Caso isso ocorra, com mais 6 GW esperados pela Aneel de novas usinas solares de geração centralizada em 2024, a fonte pode acrescentar 14 GW à maytriz elétrica brasileira no próximo ano.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

AXS Energia investirá R$ 1,8 bilhão em geração solar compartilhada em cinco estados brasileiros
26 julho 2024 Desse montante, R$ 360 milhões estão sendo destinados para a conexão de 24 usinas solares no estado do Mato Grosso até 2026. Atualmente, quatro usinas...