Renault fecha acordo de autoprodução solar com a Comerc

Share

A Renault do Brasil acaba de firmou parceria com o Grupo Comerc Energia para se tornar autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica e primeira montadora a ter energia solar como principal fonte energética.

Com a utilização de 1 dos 5 parques solares do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP), o maior do estado de São Paulo, com capacidade total de 270 MWp, a Renault do Brasil terá condições de produzir 50 MW, o que representa 85% da energia elétrica utilizada nas fábricas de veículos e centro administrativo. O fornecimento de energia da usina pode chegar a 100% em dezembro para suprir a sua demanda operacional.

A montadora, que já fazia uso de energia elétrica 100% limpa por meio da fonte hídrica, muda para o novo formato de acordo com sua agenda ESG e de gestão energética.

“Esse projeto permite que a Renault do Brasil continue utilizando energia elétrica limpa em seu processo produtivo e ainda se torne autossuficiente na geração, contribuindo com o sistema energético brasileiro de forma sustentável”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A empresa teve uma atenção especial na instalação do complexo para mitigar o impacto socioambiental na região, realizando um programa de compensação ambiental e cuidado com a fauna local. Também foram desenvolvidas ações em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente nas escolas municipais de Castilho (SP) que envolveu, ao todo, mais de 1.400 alunos e 250 educadores.

“Este projeto evidencia a expertise da Comerc em atender demandas complexas e de grande porte com soluções sustentáveis em energia, como é o caso da Renault. Desta forma, garantimos que a montadora faça uma transição suave e assertiva de uma fonte que já era 100% limpa, como a hídrica, evoluindo para outra limpa e incentivada, que é a fotovoltaica”, afirma vice-presidente de Geração Centralizada da Comerc Energia, Pedro Fiuza.

 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

AXS Energia investirá R$ 1,8 bilhão em geração solar compartilhada em cinco estados brasileiros
26 julho 2024 Desse montante, R$ 360 milhões estão sendo destinados para a conexão de 24 usinas solares no estado do Mato Grosso até 2026. Atualmente, quatro usinas...