Minas Gerais retoma liderança em geração distribuída no Brasil

Share

Minas Gerais, um dos estados brasileiros pioneiros na microgeração e na minigeração solar distribuída (MMGD), alcança a marca de 3 GW de potência instalada em seu território. Essa energia alimenta 346 mil unidades consumidoras, inclusive na modalidade de energia por assinatura. O estado estava em segundo lugar em capacidade instalada de MMGD no país desde março, quando foi ultrapassada por São Paulo, mas agora retoma a liderança e torna-se o primeiro estado a atingir 3 GW.

 “Minas Gerais segue se destacando por uma das radiações solares mais altas do Brasil e bons incentivos fiscais. Em projetos desenvolvidos antes da nova lei 14.300, o mercado entendeu o potencial dos ativos conectados em geração compartilhada e continua apostando em áreas remanescentes”, diz o CEO da Detronic, André Barreto.

O executivo destaca que a geografia e rentabilidade não é o único ponto que impulsiona essa geração no estado. “O consumidor de energia busca liberdade para escolher o seu fornecedor de eletricidade e, assim, conseguir um insumo mais competitivo, com propósito social (no caso da Energia do Bem da Detronic Energia) e ter a opção de usar energia renovável. A assinatura de energia proporciona essa autonomia para o consumidor”, acrescenta Barreto. O custo atrativo desse tipo de energia é proporcionado pela competitividade das fontes renováveis.

A energia por assinatura vem crescendo no Brasil todo. A adesão é simples, basta optar pelo serviço por assinatura, de forma similar ao que já ocorre com os planos de internet e streamings. Neste caso, companhias como a Detronic, que possuem usinas solares de maior porte, disponibilizam essa energia para vários consumidores que, ao escolherem esse serviço, conseguem diminuir a conta de energia ou doar seu desconto para Projetos Sociais apoiados pela companhia. Entre os clientes da Detronic essa redução/doação chega até a 15%. Além disso, eles podem contar com outros benefícios como o Clube Certo, com descontos em mais de 30.000 estabelecimentos com produtos e serviços do dia a dia e constantes nas despesas das famílias.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.