Rio Grande do Sul firma parceria com Holanda para fomentar hidrogênio verde

Share

O governo do estado do Rio Grande do Sul firmou na quarta-feira (10/5), durante a World Hydrogen Summit (WHS) 2023, na Holanda, um protocolo de intenções, assinado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Portos RS e Porto de Roterdã, para fomentar a produção de eólica onshore e offshore e do hidrogênio verde (H2V) são alguns dos pilares estruturantes do protocolo de intenções.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, comemorou a assinatura, que integra o Rio Grande do sul ao programa Green Ports Partnership (Parceria dos Portos Verdes). “Assinar o compromisso coloca a Portos RS no centro mundial da discussão sobre hidrogênio verde e estimula a atração de investimentos internacionais”, disse Klinger. “Agora precisamos pensar nos próximos passos para efetivar os negócios que podem alavancar o desenvolvimento da região de forma sustentável.”

A parceria também busca apoiar empresas holandesas no aumento de suas exportações, investir no mercado marítimo brasileiro e incentivar empresas nacionais a expandirem negócios no país europeu.

“Esse termo assinado vai ao encontro das pautas prioritárias do Rio Grande do Sul, que levam à descarbonização e à transição energética, com foco no desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde”, afirmou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.

A produção de hidrogênio foi tema de outra agenda de Marjorie na Europa. Na segunda-feira (8/5), a secretária visitou uma unidade de H2V do grupo Iberdrola, em Puertollano, na Espanha. O grupo é controlador da Neoenergia, empresa que assinou um memorando de entendimento com o estado no final do ano passado para o desenvolvimento de projetos em energia eólica e H2V.

O hidrogênio verde produzido na unidade abastece uma fábrica de fertilizantes e também pode ser usado em outras soluções ambientais para reduzir as emissões na indústria e no transporte.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...