Jacareí (SP) abre concorrência para implantação de central fotovoltaica distribuída

Share

A prefeitura municipal de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, abriu concorrência internacional para contratação de empresa especializada para a elaboração de projeto executivo, relatório técnico e execução da obra de implantação de uma central fotovoltaica para geração distribuída de energia.

A Central Fotovoltaica deverá localizar-se em um terreno público, com mais de 17 mil metros quadrados, na Rodovia Geraldo Scavone, ao lado do Condomínio Viva Residencial Clube. A previsão é que a central tenha capacidade mínima de geração de energia de 1 MWp, podendo atingir até 2.5 MWp, o que equivale a uma geração média estimada de 270.000 kWh/mês, correspondendo a uma economia de cerca de 100% do consumo médio de energia dos prédios públicos, somados aos semáforos e câmeras de monitoramento. Ou seja, cerca de 30% do consumo médio de energia da iluminação pública do município.

Além da central fotovoltaica, a obra também contemplará a melhoria do sistema viário do local e a implantação de pontos de ônibus nos dois sentidos da rodovia, em busca de atender uma antiga demanda dos moradores daquela região.

A abertura dos envelopes será em sessão pública na Sala de Licitações da Praça dos Três Poderes, 73, 1º andar do Paço Municipal, às 9h30 do dia 8 de maio.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (Produs), financiado pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

“A cidade está seguindo as diretrizes da Agenda 2030, que busca superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelo mundo, promovendo o crescimento sustentável até o ano de 2030”, destacou o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.

A energia solar é considerada uma opção viável, visto que o seu recurso natural opera todos os dias, apenas com uma capacidade menor em dias chuvosos. Essa economia propicia o retorno dos investimentos a serem gastos com sua implantação em um horizonte de médio e longo prazo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...