Cubico adquire projeto solar de 1 GW no Ceará voltado para o mercado livre

Share

A Cubico Sustainable Investments firmou um acordo com a ZEG Energias Renováveis  para a aquisição do Projeto Sobral, um projeto solar fotovoltaico de 1 GW em desenvolvimento no Brasil. O complexo solar fotovoltaico está localizado nos municípios de Sobral e Santana do Acaraú, no estado do Ceará. O projeto deverá gerar mais de 2.000 GWh por ano, com foco em consumidores no mercado livre. 

A Cubico e a ZEG irão co-desenvolver o projeto, incluindo a negociação de contratos de fornecimento e acordos de offtake com terceiros.  

“Esta importante aquisição consolida nossa presença na América Latina e marca o início de nossa nova plataforma de renováveis no Brasil após recentes desinvestimentos estratégicos no país. É também nosso primeiro investimento em ativos solares no Brasil e buscaremos ativamente aumentar o portfólio por meio da aquisição e desenvolvimento de outros projetos fotovoltaicos e eólicos terrestres. Também vemos isso como o início de uma parceria empolgante com a ZEG, onde combinamos a capacidade global de desenvolvimento interno da Cubico, experiência operacional e de construção e histórico comprovado de financiamento com sua experiência em desenvolvimento de projetos renováveis e comercialização de energia no mercado local”, disse em comunicado o country head do Brasil e América Latina da Cubico, Francisco Moya. 

Nas negociações, a Cubico teve assessoria legal de Machado Meyer, assessoria técnica da RINA e due diligence da KPMG. A ZEG foi assessorada por Trench Rossi Watanabe (jurídico) e Virtus BR Partners (financeiro).  

A conclusão desta operação está sujeita ao cumprimento das condições suspensivas pactuadas no âmbito da aquisição, as quais são usuais para este tipo de operação e incluem, mas não se limitam à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O valor da transação não foi divulgado.  

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.