Missão empresarial em Xangai apresenta oportunidades em renováveis, armazenamento e H2V no Brasil

Share

A executiva Camila Ramos, CEO da consultoria CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica para empresas e investidores no segmento de transição energética no Brasil e no mundo, está se reunindo, em Xangai, China, no nesta segunda-feira (09/06), com dezenas de empresários chineses e brasileiros para apresentar tendências de investimentos nas áreas de energias renováveis, data centers, sistemas de armazenamento energético e hidrogênio verde no Brasil.

A fundadora da CELA lidera a missão empresarial na China no encontro organizado pela Associação da Indústria Fotovoltaica da China (China Photovoltaic Industry Association – CPIA) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em parceria com a ApexBrasil, o Governo Federal do Brasil e o Governo da China.

Um dos grandes potenciais brasileiros para abrir novas rotas de investimentos são os projetos de geração renovável (solar e eólica) combinadas com sistemas de armazenamento para atender infraestruturas críticas como data centers e inteligência artificial, por exemplo. “A disputa comercial do governo norte-americano com a China, com o chamado tarifaço do Trump, que impacta diretamente a transição energética e os compromissos climáticos, também deverá repercutir em novos investimentos ao Brasil”, comenta Camila Ramos.

“As medidas tarifárias dos EUA criam maior pressão inflacionária para o mercado de energias renováveis naquele país, o que poderia redirecionar as rotas desses investimentos ao Brasil, sobretudo para energia solar, baterias, mobilidade elétrica e hidrogênio verde. Esse cenário amplia a possibilidade de atração de empresas e investidores estrangeiros interessados em diversificar para fora dos EUA. Outro potencial reflexo positivo seria a disponibilidade maior de equipamentos e produtos ao mercado brasileiro, que antes seriam destinados aos EUA e agora se tornaram menos competitivos naquele país, devido às tarifas aumentadas”, acrescenta.

O evento em Xangai, intitulado “The Third China-Brazil PV Industry Development and Cooperation Mechanism Conference”, acontece de forma anual, com duas edições já realizadas, uma na China (2023) e outra, no Brasil (2024). Neste ano, participam, pelo lado chinês, representantes do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, do Distrito Comercial Internacional de Xangai e da própria CPIA, além de fabricantes chineses com operação no Brasil, como JA Solar, Longi e Goodwe. Na comitiva brasileira, estarão presentes membros da ABSOLAR, da ApexBrasil, do consulado brasileiro em Xangai e da Solar Group, fabricante nacional de estruturas para usinas solares, além da própria consultoria CELA.

Com 12 anos de atuação no Brasil, a CELA presta consultoria estratégica, modelagem financeira e assessoria financeira para empreendimentos de geração de renovável, armazenamento de energia e hidrogênio verde, e acumula mais de R$ 50 bilhões em projetos de energia limpa viabilizados com sua assessoria no País. Ao todo, foram mais de 10 gigawatts em projetos viabilizados na última década, incluindo captação de recursos, fusão e aquisição (M&A) e project finance, além dos contratos de longo prazo (PPAs), dos planos de negócios e de investimentos.

Além de CEO e fundadora da CELA, Camila Ramos, é considerada uma das mulheres pioneiras no mundo no setor de energia, segundo o relatório global “Trailblazing Women 2024 – Energy”, da Reuters Events. A executiva é também conselheira e vice-presidente de Investimentos e Hidrogênio Verde da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), membro do Conselho Superior de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e integrante do conselho da Brazilian Rare Earths Limited, uma empresa de mineração no segmento de terras raras, listada na bolsa da Austrália.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Grupo Carrefour Brasil planeja fechar 2025 com 25 usinas solares em seus telhados
11 junho 2025 Atualmente, as unidades do grupo já contam com duas usinas em Canoas (RS) e em Americana (SP). Uma terceira usina deve entrar em operação em Recife (P...