Gerdau e Newave Energia inauguram usina solar de Arinos (MG) 432 MWp de potência

Share

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a Newave Energia inauguraram o Parque Solar de Arinos, um dos maiores projetos de energia renovável do país. Desenvolvido pela Newave Energia, o empreendimento contou com um investimento de até R$ 1,5 bilhão dos acionistas FIP Newave Energia e Gerdau.

Com 432 MWp de capacidade instalada e mais de 720 mil painéis solares, a usina tem potencial para abastecer uma cidade de 350 mil habitantes, o equivalente a 70 mil residências. A operação também vai gerar cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos.

“A inauguração do parque de Arinos é um passo importante para a Gerdau em sua busca por maior competitividade e sustentabilidade de suas operações no Brasil. A companhia já possui uma das menores médias globais de emissão de gases do efeito estufa, sendo menor que a metade da média mundial do setor do aço, e o parque solar Arinos contribuirá com o nosso compromisso de reduzir ainda mais nossas emissões de gases de efeito estufa”, afirma o diretor-executivo da Gerdau Next, Elder Rapachi.

De acordo com o CEO da Newave Energia, Edgard Corrochano, “tudo começou com uma ideia, um sonho em um slide de PowerPoint. A XP foi a primeira a acreditar. Não como corretora, mas como verdadeira Casa do Empreendedor. Juntos, democratizamos o acesso a investimentos em infraestrutura e à energia renovável, conectando pessoas físicas e pequenas empresas a um mercado antes restrito. Hoje, 15 mil brasileiros são sócios da Newave Energia, participando ativamente da transição energética do país. Fizemos uma dupla democratização: no capital e na energia. Isso é inovação, isso é o Brasil que dá certo. Agradecemos também à Gerdau, que acreditou desde o início e está ao nosso lado nesta jornada. Queremos fazer muitas outras inaugurações como esta. Isso é só o começo.”

Somando a geração da usina de Arinos, em Minas Gerais, e da planta fotovoltaica de Barro Alto, que será inaugurada em Goiás em dezembro, mais de 70 mil toneladas de CO₂ equivalentes serão evitadas anualmente, com uma redução de 36 mil tCO₂ por parque. Os dois parques solares ocupam uma área de 2.000 hectares, o equivalente a aproximadamente 2.500 campos de futebol, e abastecerão mais de 2 mil empresas por ano, além de 750 consumidores de energia em todo o Brasil.

A Newave Energia é uma empresa de geração de energia renovável, que atua desde a construção e operação de suas próprias usinas até a comercialização de energia, destacando-se por seu compromisso com tecnologia, inteligência, governança e gestão de riscos. Sua abordagem visa acelerar a transição energética do país, além de proporcionar segurança e transparência aos clientes.

A Newave Energia é uma sociedade que possui como sócios o FIP NEWAVE ENERGIA I, gerido pela gestora Newave Capital, e a Gerdau Next, braço de negócios adjacentes ao aço da Gerdau.

A Gerdau é sócia investidora da Newave Energia e detém 40% de seu capital social, consolidando uma parceria estratégica que fortalece o crescimento e a expansão da empresa no mercado de energia renovável. Além disso, a Gerdau também é consumidora âncora da Newave Energia, comprando 40% de toda a energia produzida pela companhia pelo regime de autoprodução.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do do vice-presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de executivos das empresas envolvidas e do mercado.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Grupo Carrefour Brasil planeja fechar 2025 com 25 usinas solares em seus telhados
11 junho 2025 Atualmente, as unidades do grupo já contam com duas usinas em Canoas (RS) e em Americana (SP). Uma terceira usina deve entrar em operação em Recife (P...