O Conselho Administrativo de Defesa Econômica analisa a formação de consórcios entre três sociedades de propósito específico atualmente detidas pela Jaíba V Holding S.A., de um lado, e a Sendas Distribuidora S.A de outro lado. A formação dos consórcios tem como objetivo viabilizar a exploração compartilhada de três usinas solares localizadas no município de Jaíba, no estado de Minas Gerais. A partir da formação dos consórcios, a Sendas, dona da marca Assaí Atacadista, terá parcela de consumo da energia elétrica gerada sob regime de autoprodução.
As três sociedades de propósito específico,(Jaíba L1, Jaíba NE3 e Jaíba SE2) são detentoras de autorizações para exploração de parques de geração de energia fotovoltaica localizados no estado de Minas Gerais. De acordo com publicações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cada SPE tem autorização para explorar, respectivamente, as usinas Jaíba L1, Jaíba NE3 e UFV Jaíba SE2, de 40 MW cada, totalizando 120 MW. A participação da Sendas Distribuidora, dona da marca Assaí, nas SPEs não foi divulgada.
Atualmente, as SPEs são integralmente detidas pela Jaíba V. A Jaíba V é indiretamente controlada pela Auren Energia, uma sociedade de capital aberto criada a partir da integração dos ativos da Votorantim e do CPP Investiments em geração e comercialização de energia renovável no Brasil.
A operação envolve a formação de três consórcios entre as Requerentes mediante a celebração de três instrumentos de constituição de consórcio, cada qual referente à exploração de uma usina solar. Os consórcios estarão sediados em Minas Gerais, no município de Jaíba.
Os valores da transação e a participação da Sendas nos consórcios não foram divulgados.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.